Paredes recebe evento de desporto inclusivo

13 de Maio 2023

O presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual (ANDDI) congratulou-se esta sexta-feira com a elevada participação de atletas na quarta edição dos jogos, a decorrer em Paredes até domingo, destacando a oportunidade de inclusão através do desporto.

“Quando há força de vontade, tudo se consegue. Estamos muito felizes e motivados por esta oportunidade de inclusão através do desporto, nuns jogos que são de todos e para todos”, disse José Costa Pereira, durante a abertura dos Jogos ANDDI.

A quarta edição do evento, vocacionado para atletas com deficiência mental ou incapacidade intelectual, bateu o recorde de participações, num total de 692 atletas, em representação de 78 instituições de todo o país e das regiões autónomas.

“Vão cá estar verdadeiros campeões, como o jogador do Sporting e campeão do mundo de ténis de mesa. Mas, também, no basquetebol, onde somos tetracampeões do mundo e bicampeões da Europa, ou no futsal, modalidade em que somos os campeões do mundo em título”, acrescentou José Costa Pereira.

A qualidade dos intervenientes e o nível da competição “fascinou” o autarca paredense, que prometeu mesmo acompanhar algumas das provas.

“Só faz sentido dizer que Paredes vive em desporto se o pudermos viver em todas as suas dimensões e estes jogos servem, também, para homenagear a capacidade destes campeões e, ao mesmo tempo, os técnicos que trabalham com eles”, disse Alexandre Almeida.

O autarca paredense deu ainda conta da vontade do município de avançar em breve com a construção de uma pista de atletismo, atualmente em fase de projeto, no Parque da Cidade de Paredes, e uma pista de equitação, potencializando o espaço já existente na freguesia de Sobrosa, para que todas as modalidades a concurso nestes jogos se realizem no concelho.

As atividades do evento, o maior de desporto inclusivo realizado em Portugal, são desenvolvidas maioritariamente em Paredes e abrangem diferentes modalidades: equitação (Leça da Palmeira), atividades aquáticas, boccia DI, golfe, andebol 5, ciclismo, futsal, orientação, hóquei DI, remo indoor, basquetebol, ténis de mesa, futebol 7, judo e atletismo (Lousada).

“Quando se tem as pessoas certas ao lado e se quer, tudo se consegue. Posso testemunhar que Paredes está na vanguarda do desporto, ao demonstrar e realizar competições do chamado desporto de alta competição, mas, também, como neste caso, de desporto de lazer e para todos”, disse, por sua vez, Vítor Dias.

O diretor da região Norte do Instituo Português do Desporto e Juventude (IPDJ) aproveitou a cerimónia de boas-vindas dos jogos ANDDI – Paredes 2023, para presentear o município com a Bandeira da Ética e do Desporto.

Os Jogos ANDDI realizam-se pela quarta vez, após dois anos de interregno devido à pandemia da Covid, e procuram valorizar e estimular os valores da inclusão, da luta e da resiliência dos atletas, equipas técnicas e famílias.

Tavira vai receber a edição dos Jogos de 2024.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This