Número de mortos confirmados por cólera na África do Sul sobe para 20

27 de Maio 2023

O Ministério da Saúde da África do Sul elevou para 20 o número de mortos confirmados no surto de cólera detetado pela primeira vez em fevereiro no norte da capital administrativa do país, Pretória, segundo o último relatório oficial

As autoridades sanitárias do país africano confirmaram até agora um total de 29 casos, mas admitiram que 78 pessoas estão hospitalizadas por “infeção gastrointestinal”, um dos sintomas mais claros da doença, e um total de 179 em hospitais desde o início do surto, que se distribuem por três unidades: o Hospital Distrital de Jubilee e os Hospitais Universitários George Mukhari e Steve Biko, segundo o último balanço divulgado na terça-feira.

O Governo sul-africano lançou esta semana uma nova ronda de testes à água nos dois estados mais afetados, Gauteng e Free State, que terminou sem encontrar quaisquer contaminantes.

“Não há provas de que tenham sido encontradas bactérias da cólera nestas fontes, o que leva a confiar na possibilidade de que este surto tenha sido um evento isolado e que os casos atuais sejam o resultado de uma contaminação secundária ou terciária”, segundo o comunicado, divulgado pela agência oficial do governo sul-africano.

No entanto, o ministro da Água e Saneamento do país, Senzo Mchunu, vai reunir-se hoje com o presidente do município de Tshwane, Cilliers Brink, cujo bairro de Hammanskraal é considerado o epicentro do surto, para tratar da reestruturação da estação de tratamento de Rooiwal, considerada um perigo potencial para futuros surtos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights