Organização Mundial da Saúde quer melhorar saúde dos indígenas

30 de Maio 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou uma resolução que exige a elaboração de um plano de ação para a saúde dos povos indígenas, cuja expectativa de vida é geralmente inferior à média global.

Este plano, aprovado no penúltimo dia da assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que decorre em Genebra, deve ser apresentado na assembleia anual de 2026, noticiou a agência Efe.

Entre a estratégia deverão ocorrer consultas com os próprios povos indígenas, incluindo a possibilidade de que a OMS possa apoiar os países que solicitem a assistência da organização para melhorar a saúde de um determinado grupo.

A resolução também exorta os estados membros da OMS a recolher informações sobre a situação de saúde dos povos indígenas, com o seu consentimento prévio, e desenvolver sistemas e estratégias nacionais destinadas a melhorar a saúde destas pessoas.

Também os encoraja a recrutar indígenas para as suas redes de saúde “tendo em consideração as suas práticas e conhecimentos tradicionais”.

A OMS recordou que a prevalência de problemas de saúde, incluindo diabetes, desnutrição e mortalidade materna e infantil, é maior nos povos indígenas do que no resto da população.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights