Mais de 30 crianças mortas e quase 46 mil infetados em surto de dengue no Peru

17 de Junho 2023

Uma organização não-governamental (ONG) indicou que pelo menos 31 crianças e adolescentes morreram no Peru e 45.900 foram infetados com dengue, num dos piores surtos da doença em mais de uma década

Crianças e adolescentes representam mais de 30% de todos os casos no último surto de dengue no Peru, grupos etários “especialmente vulneráveis à doença por terem um sistema imunitário mais fraco que os adultos e brincar ao ar livre, onde há menos proteção contra os mosquitos”, notou a ONG Save the Children, em comunicado.

Desde o início do ano, foram registados mais de 150.290 casos de dengue no país. Em 2017, o número total de casos foi de 74 mil.

Este surto está a afetar 18 das 24 regiões do país, levando as autoridades sanitárias a declararem o estado de emergência, dado que o número de vítimas mortais eleva-se já a 252 no Peru.

Estes números mostram “a elevada vulnerabilidade da infância e a necessidade de reforçar as medidas de prevenção e controlo da dengue”, indicou ONG.

A dengue é comum nas zonas tropicais do mundo e os surtos ocorrem durante a estação das chuvas.

As condições climáticas do Peru, com temperaturas elevadas e chuvas fortes, intensificadas com o ciclone Yaku, criam o ambiente ideal para a reprodução do mosquito transmissor do vírus.

Febre, sonolência, falta de energia, irritabilidade, erupções cutâneas, vómitos e hemorragias são alguns dos sintomas mais comuns da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This