Boehringer Ingelheim e Ordem dos Médicos lançam 2.ª edição do BI Award for Innovation in Healthcare

30 de Junho 2023

O BI Award for Innovation in Healthcare está de volta, com uma 2.ª edição que pretende distinguir projetos inovadores capazes de otimizar os serviços e cuidados de saúde em Portugal, desta vez sob o tema "Sustentabilidade para um futuro comum".

O objetivo desta iniciativa é dar visibilidade a ideias e projetos que contribuam para uma otimização das diferentes áreas orgânicas e funcionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem se sentir inspirado pela vontade de mudar pode enviar a sua candidatura até 12 de agosto.

Na primeira edição, em 2021, reuniram-se mais de 100 candidaturas, cujo foco dos projetos foi a retoma dos níveis assistenciais na prestação de cuidados de saúde, na sequência das quebras associadas à pandemia.

Em 2023, o tema recai sobre os muitos desafios que se colocam a todo o sistema de saúde, por forma a cumprir as expectativas e necessidades sociais, melhorar os resultados em saúde e a qualidade de vida dos oortugueses, num quadro operacional que deve procurar garantir a sua sustentabilidade, atual e futura.

“O BI Award 2023 é uma forma positiva e concreta encontrada pela Boehringer Ingelheim para apoiar o sistema de saúde, sempre em linha com a nossa missão de ‘criar valor através da inovação’.” Vanessa Jacinto, Head of Market Access & Public Affairs da Boehringer Ingelheim Portugal, acrescenta ainda que a aposta nesta iniciativa pretende inspirar “projetos que se alinham com a missão de dar a todos os portugueses o direito à saúde e contribuir para a sua qualidade de vida. O SNS é o pilar central da saúde dos portugueses e, dessa forma, faz-nos todo o sentido promover uma iniciativa que apoia a implementação de projetos que possam colmatar as necessidades do SNS, de forma sustentável.”

“A missão da Ordem dos Médicos é promover a excelência da Medicina e garantir os melhores cuidados de saúde à população. A inovação desempenha um papel fundamental nesse propósito, impulsionando melhorias que têm verdadeiramente impacto na vida das pessoas. Associamo-nos, pois, com muito entusiasmo à Boehringer Ingelheim e ao BI Award 2023, com o objetivo de encontrar projetos que façam a diferença no tratamento dos utentes e que construam um futuro mais promissor para cuidados de saúde de excelência”, refere Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos.

As 12 equipas selecionadas na fase de candidatura terão a oportunidade de, durante 48h, num formato de hackathon, que vai decorrer em outubro, serem acompanhadas por mentores especializados, num modelo colaborativo que lhes irá permitir abordar problemas sobre um dos temas, desenvolvendo soluções, e apresentar o projeto ao júri responsável pela sua avaliação e escolha das três equipas vencedoras.

Estas irão receber um prémio de valor monetário: o primeiro no valor de 20.000 euros, o segundo no valor de 10.000 euros e o terceiro no valor de 5.000 euros. A 2ª edição traz ainda uma inovação: cada equipa que chegar até à fase do hackathon receberá mil euros. A iniciativa pretende integrar os projetos vencedores num ecossistema adequado à sua aplicação, que permitirá a contribuição direta para a sociedade e a saúde dos portugueses. Os projetos vencedores serão conhecidos no evento final, que se realizará no dia 24 de novembro.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights