Sistema de saúde da RDCongo atingiu ponto de rutura

2 de Julho 2023

O sistema de saúde da República Democrática do Congo (RDCongo), assolado pela violência, nomeadamente no leste do país, atingiu o ponto de rutura, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O sistema de saúde e os recursos disponíveis neste vasto país da África Central estão sob a pressão de epidemias concomitantes – como a febre amarela, a cólera e a malária – que estão a aumentar em número devido às recentes catástrofes naturais, afirmou a agência de saúde das Nações Unidas.

De acordo com a OMS, 7,4 milhões de pessoas na RDCongo precisam de assistência médica.

“Todo o sistema de saúde está atualmente em ponto de rutura”, declarou a organização.

O leste da RDCongo é assolado pela violência armada há cerca de 30 anos.

Cerca de um milhão de pessoas fugiram das suas casas na região desde o início do ano, segundo a ONU, que cita os ataques armados contra civis e a crescente instabilidade.

Desde dezembro de 2022, foram registados cerca de 25.000 casos de cólera e mais de 136.000 casos de sarampo, incluindo 2.000 vítimas mortais.

Só a província de Kivu do Norte é responsável por metade dos casos de cólera registados desde junho de 2022, devido às deslocações da população relacionadas com o conflito.

A OMS precisa de 174 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros) este ano para prestar ajuda sanitária de emergência na RDCongo, mas apenas angariou 23 milhões de dólares (21 milhões de euros).

A organização afirmou ter intensificado a sua ajuda sanitária de emergência nas províncias orientais, nomeadamente em termos de alerta precoce e vigilância das doenças.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights