BE considera que contratação de médicos cubanos é sinal da incapacidade de fixar médicos no SNS

5 de Julho 2023

A líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, considerou hoje que a contratação de 300 médicos cubanos “é um sinal da emergência da incapacidade” do Governo em fixar os clínicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Jornal de Notícias avança na edição de hoje que o Governo português está a preparar a contratação de 300 médicos cubanos para o SNS, tendo já pedido parecer sobre o processo de reconhecimento de qualificações ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas e à Ordem dos Médicos.

Comentando esta notícia, à margem da concentração que juntou hoje cerca de 150 médicos em frente ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, no primeiro de dois dias de greve convocada pela Federação Nacional dos Médicos (Fnam), Maria Mortágua afirmou que também é um sinal “da desistência” do Governo para fixar profissionais de saúde.

“É óbvio que, quando há falta de médicos, não há nenhum problema em que possam vir profissionais de outros países complementar o SNS. O problema é que há falta de médicos, porque o Governo é incapaz de dar aos médicos portugueses, aos médicos que se formaram em Portugal, condições para cá ficarem”, lamentou.

Mariana Mortágua salientou que “nunca emigraram tantos médicos como agora”, porque os jovens formam-se no SNS, mas depois não têm condições para ficar.

“Depois para colmatar a falta de médicos, vai-se tapando esses buracos com contratações de fora, com tarefeiros, com contratação a privados”, lamentou, avisando que é “a destruição do SNS que está em causa”.

Para a líder bloquista, “chega a ser desesperante que o Governo não queira perceber qual é o fim da estrada que está a ser percorrida a uma velocidade estonteante”.

Instada a comentar as declarações do primeiro-ministro, António Costa, que afirmou, comentando a greve dos médicos: “Cada um tem as suas razões. Eu aqui não sou do sindicato dos médicos”, mas presidente “sindicato dos portugueses”, Mariana Mortágua afirmou que o chefe do Governo “tentou criar uma divisão entre os portugueses e os médicos”.

“Eu penso que essa é uma lógica errada. Não se pode, nem se deve colocar os profissionais contra os utentes, porque os médicos estão aqui a lutar por um SNS para todos os utentes”, uma vez que sabem que, faltando profissionais, “não se consegue responder a todas as pessoas”.

Por outro lado, salientou, “os utentes e os portugueses sabem que precisam de ter um SNS e, por isso, apoiam os médicos que fazem greve”.

Para Mariana Mortágua, o que não pode acontecer é que “o Governo continue a sacrificar o SNS no altar da obsessão das almofadas financeiras, dos excedentes orçamentais”.

“Como se explica um país que está em excedente orçamental, que tem consecutivamente almofadas orçamentais, e depois consegue dizer na cara aos profissionais do SNS que trabalham horas extraordinárias sem fim, que não pode aumentar os salários base, nem dar uma contrapartida pela exclusividade”, questionou.

Para ultrapassar esta situação, deixou “uma proposta muito simples”: “40% de majoração salarial para os médicos que decidam ficar em exclusividade, mas sem aumento das horas extraordinárias”.

“É uma proposta muito simples para resolver um problema difícil e que está a criar uma situação de emergência no país”, rematou.

Presente da concentração, o dirigente do PCP Bernardino Soares disse à Lusa que “o Governo está a fazer tudo para entregar cada vez mais cuidados de saúde e recursos públicos ao setor privado”.

“Estamos à porta de um hospital que, sem as obras, estarem perto de começar, já está a mandar grávidas para o setor privado”, disse, considerando que este é “um bom exemplo” do que está a acontecer e que “não serve a população”.

“O Governo fala agora em dedicação plena dos médicos, mas com condições que mais valia chamar-lhe exploração plena (…) ninguém aceita esta situação. Os médicos com certeza não aceitam”, disse Bernardino Soares.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Lucio Enriquez

    Hola, soy médico cubano y vengo a decirles que la dictadura cubana exporta a los países la esclavitud moderna con el envío de médicos de pésima formación a otros países que tengan este tipo de conflictos. Los médicos cubanos son mano de obra barata, esclavos asalariados que trabajan por mucho menos de lo que les pagan a los médicos del país a donde van y mucha mas de lo que ganarían si estuvieran en Cuba. Ya se han hecho cientos de denuncias sobre este tema a nivel mundial y ya la ONU ha catalogado como esclavitud moderna la contratación de médicos cubanos por otros gobiernos y la corrupción asociada por las grandes ganancias que existen entre gobiernos que hacen esta contratación, siendo los médicos cubanos fichas del juego mal pagadas. Los responsables de que esto no suceda son los colegios médicos de cada país que no deberían permitir la entrada de los médicos cubanos!

    Olá, eu sou um médico cubano e venho dizer-lhe que a ditadura cubana exporta a escravidão moderna para países com o envio de médicos de péssima formação para outros países que têm este tipo de conflito. Os médicos cubanos são mão de obra barata, escravos assalariados que trabalham por muito menos do que pagam aos médicos do país para onde vão e muito mais do que ganhariam se estivessem em Cuba. Já houve centenas de queixas sobre esta questão em todo o mundo e a ONU já classificou como escravatura moderna a contratação de médicos cubanos por outros governos e a corrupção associada aos grandes lucros que existem entre os governos que fazem essa contratação, sendo os médicos cubanos fichas de jogo mal pagas. Os responsáveis por isso não acontecer são as faculdades de medicina de cada país que não deveriam permitir a entrada de médicos cubanos!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights