PCP pede esclarecimentos sobre falta de profissionais em Portalegre

7 de Julho 2023

O PCP pediu esclarecimentos ao Governo sobre a falta de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no distrito de Portalegre e que medidas equaciona tomar para responder às necessidades dos utentes do norte alentejano.

Numa pergunta ao ministro da Saúde entregue na Assembleia da República, o PCP apresenta um conjunto de questões sobre tempos médios de espera de consulta de especialidade e de cirurgia na área da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Em relação ao plano de atividades para 2023, desenvolvido para a ULSNA, o PCP quer saber que mapa de pessoal foi considerado, por carreira profissional, por especialidade médica, por vínculo laboral e entidade de saúde, bem como “quantos lugares” estão previstos no respetivo mapa de pessoal que estão por preencher, por carreiras e especialidades.

“Que necessidades de reforço de recursos humanos está identificada pela administração da ULSNA. Que medidas vai o Governo tomar para contratar os profissionais de saúde em falta para responder às necessidades dos utentes desta unidade local de saúde”, questiona o PCP.

Na pergunta, que é assinada pelo deputado João Dias, os comunistas querem também saber que medidas concretas vão adotar para formar mais profissionais nas especialidades “onde há uma declarada carência” de especialistas.

O PCP interroga ainda o executivo sobre qual a previsão do Governo para que a resposta às necessidades de reforço de recursos humanos na ULSNA seja efetivada e o número de profissionais (discriminado por profissão) e respetivo volume de horas de trabalho foram ou estão a ser contratados, em regime de prestação de serviços, com recurso a empresas de trabalho temporário.

“Que valências/especialidades médicas deixaram de estar disponíveis nos hospitais integrados na ULSNA nos últimos 10 anos”, questionam ainda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights