Hospital de Aveiro passa a poder fazer eletroencefalogramas a acamados

12 de Julho 2023

O Hospital de Aveiro passou, a partir de hoje, a poder realizar eletroencefalogramas a doentes acamados com um novo equipamento portátil adquirido para o Serviço de Neurologia, informou fonte hospitalar.

“Chegou, hoje, ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), mais propriamente ao Serviço de Neurologia, o novo eletroencefalógrafo portátil que vai conceder um maior grau de autossuficiência e maior diferenciação na prestação de cuidados”, dá conta o CHBV numa nota divulgada.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga compreende os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, sendo no primeiro que funciona o Serviço de Neurologia.

Segundo o coordenador de Neurofisiologia, Paulo Muge, o eletroencefalógrafo que o CHBV adquiriu permite fazer exames mais diferenciados a doentes que, pela sua condição clínica, não se podem deslocar, como é o caso, por exemplo, dos internados no Serviço de Medicina Intensiva.

Até agora, sempre que era necessário realizar eletroencefalogramas a doentes internados e impossibilitados de se deslocarem do seu leito, o Centro Hospitalar recorria a empresas externas, o que, além dos custos, implicava maiores tempos de espera.

“Esta gestão do tempo faz toda a diferença e repercute-se, naturalmente, numa prestação de cuidados mais pronta e diferenciada, sendo com este objetivo que a administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga toma decisões”, justifica o diretor clínico do CHBV, José Luís Brandão.

José Luís Brandão acrescenta que “também o Serviço de Neurologia tem sofrido requalificações paulatinas”.

“Começámos por proceder a uma requalificação do espaço onde se realizam os exames, que foi concluída em março, e que possibilita maior conforto e segurança, quer aos doentes, quer aos profissionais, e agora a chegada deste novo equipamento representa um claro desenvolvimento do serviço”, afirma o diretor clínico.

Representando um investimento na ordem dos 36 mil euros, o novo eletroencefalógrafo portátil é considerado um equipamento de diagnóstico fundamental para estudos funcionais do cérebro, relacionados, entre outros, com epilepsias, comas e sequelas de acidentes vasculares cerebrais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

Literacia em saúde para crianças ganha espaço na KidZania.

A Generis Farmacêutica, líder no mercado português de medicamentos genéricos, inaugurou um espaço educativo inovador na KidZania Lisboa, tornando-se o primeiro laboratório farmacêutico a marcar presença neste parque temático. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights