“Parceria Ativa: Do Doente Submisso ao Gestor da Sua Própria Saúde” é o próximo webinar da APDH

18 de Julho 2023

O próximo webinar da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), esta quinta-feira (dia 20), às 18h, alerta para a “necessidade imperiosa de o doente ser parte ativa na decisão clínica”, disse ao HealthNews Ana Escoval.

Se “no início de todo este nosso sistema sentíamos que o saber estava nos profissionais de saúde e não tínhamos à nossa disposição informação, e na maior parte das situações as doenças que existiam eram agudas”, com o aumento da esperança média de vida e das doenças crónicas, hoje, há “a necessidade imperiosa de o doente ser parte ativa na decisão clínica”, explicou Ana Escoval, membro da direção da APDH.

“As pessoas passaram a viver muitos anos com a sua doença e passaram elas próprias a conhecer essa mesma doença”, o doente “é o conhecedor” da convivência diária com a doença crónica; por isso, a APDH convida a população em geral a assistir, em qualquer ponto do país, ao debate “Parceria Ativa: Do Doente Submisso ao Gestor da Sua Própria Saúde”, em colaboração com a FDC Consulting.

Ana Escoval participará juntamente com: Ricardo Veloso, Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga; Elsa Frazão Mateus, Presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas; Heitor Costa, Diretor de Assuntos Institucionais e Inovação da APIFARMA; Dora Santos, Enfermeira Especialista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; e a moderadora Marina Caldas, da FDC Consulting.

Ana Escoval alertou ainda que “a população deve ser envolvida para mais facilmente podermos perceber as doenças, tratá-las e, junto dos nossos decisores políticos, levar este saber de quem vive com a sua doença quer para o processo de decisão, quer para o processo de inovação”. “A todos os níveis, os doentes, os seus cuidadores, os seus familiares e as associações têm que ser considerados”, defendeu.

“Nós queremos, de alguma maneira, fomentar o debate”, concluiu.

Pode assistir no Facebook, no canal de Youtube da APDH e a partir do site HealthNews.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights