Futuro da epidemiologia em debate

26 de Julho 2023

O Congresso Português e Espanhol de Epidemiologia realiza-se de 05 a 08 de setembro no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Faculdade de Farmácia, no Porto, e vai reunir 800 especialistas para debater o futuro da profissão.

Em comunicado, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que lidera a organização do evento, esclarece que o congresso irá, sob o mote “Epidemiologia para construir o futuro”, debater o futuro da profissão, “ouvindo com especial atenção a análise dos jovens epidemiologistas”, bem como o contributo da profissão para o desenho de políticas públicas de saúde.

O encontro visa “lançar as bases para a construção da epidemiologia do futuro” em Portugal e em Espanha, por forma a evitar que novas ameaças à saúde pública, como foi o caso da pandemia da Covid-19, “voltem a apanhar-nos de surpresa”, explica o comité científico do congresso.

Em destaque vão estar outras temáticas como “os desafios que envolvem a má conduta científica e a sua prevenção”, as alterações climáticas, a vulnerabilidade social, a saúde de género, o rastreio do cancro, a saúde urbana, a Covid-19 e as suas sequelas, a saúde mental e a saúde materno-infantil.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights