Hospital Arcebispo João Crisóstomo reforça ligação à comunidade

3 de Agosto 2023

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, reforçou a sua ligação à comunidade, ao celebrar um protocolo com a Junta de Freguesia de Febres, no concelho de Cantanhede.

O protocolo, formalizado entre a presidente do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), Diana Breda, e a presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, prevê a dinamização de diversas atividades ligadas à saúde, designadamente à literacia em saúde, em particular na área do envelhecimento ativo, na vila de Febres.

“As atividades a desenvolver passarão pela realização de teleconsultas no espaço da Junta de Freguesia de Febres, consultadoria aos cuidadores informais, realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica de proximidade e outras atividades que vierem a identificar-se como relevantes para melhorar a prestação de cuidados de saúde à população em proximidade”, destacou o Hospital de Cantanhede.

De acordo com esta unidade de saúde do distrito de Coimbra, os censos de 2021 indicam que no município de Cantanhede há 270 idosos por cada 100 jovens, situando o índice de envelhecimento deste concelho significativamente acima do índice de envelhecimento do país, que é de 183 idosos por cada 100 jovens.

“É neste contexto que o Hospital de Cantanhede tem vindo a desenvolver o seu projeto de Hospital Amigo dos Mais Velhos, já nacional e internacionalmente reconhecido. Nesta equação, as juntas de Freguesia são parceiros preciosos pois estão próximas da população e conhecem as suas necessidades específicas, assumindo um papel de facilitadores no acesso à prestação de cuidados que passa cada vez mais pelo uso da tecnologia, que poderá não estar acessível a todos, sobretudo aos mais idosos”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights