Hospital Arcebispo João Crisóstomo reforça ligação à comunidade

3 de Agosto 2023

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, reforçou a sua ligação à comunidade, ao celebrar um protocolo com a Junta de Freguesia de Febres, no concelho de Cantanhede.

O protocolo, formalizado entre a presidente do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), Diana Breda, e a presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, prevê a dinamização de diversas atividades ligadas à saúde, designadamente à literacia em saúde, em particular na área do envelhecimento ativo, na vila de Febres.

“As atividades a desenvolver passarão pela realização de teleconsultas no espaço da Junta de Freguesia de Febres, consultadoria aos cuidadores informais, realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica de proximidade e outras atividades que vierem a identificar-se como relevantes para melhorar a prestação de cuidados de saúde à população em proximidade”, destacou o Hospital de Cantanhede.

De acordo com esta unidade de saúde do distrito de Coimbra, os censos de 2021 indicam que no município de Cantanhede há 270 idosos por cada 100 jovens, situando o índice de envelhecimento deste concelho significativamente acima do índice de envelhecimento do país, que é de 183 idosos por cada 100 jovens.

“É neste contexto que o Hospital de Cantanhede tem vindo a desenvolver o seu projeto de Hospital Amigo dos Mais Velhos, já nacional e internacionalmente reconhecido. Nesta equação, as juntas de Freguesia são parceiros preciosos pois estão próximas da população e conhecem as suas necessidades específicas, assumindo um papel de facilitadores no acesso à prestação de cuidados que passa cada vez mais pelo uso da tecnologia, que poderá não estar acessível a todos, sobretudo aos mais idosos”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights