Marcelle Miranda da Silva, Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR); Ivone Evangelista Cabral, Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Ecossistema de evidências no contexto da enfermagem e saúde: do que estamos a falar?

08/04/2023

O significado de ecossistema está relacionado com a noção de equilíbrio, de sustentação e de retroalimentação. É assim quando estamos a pensar na conexão entre os seres e a natureza, em alinhamento com o conceito de subsistência, ou seja, com o conjunto de coisas essenciais para a preservação da vida. Quando algo vai mal, seja em excesso ou em falta, tem-se o desequilíbrio e a instabilidade.

Já as evidências, nesta abordagem, compreendem os conhecimentos que auxiliam a tomada de decisão e a escolha das melhores práticas, de modo a participar todos as pessoas envolvidas, incluindo utentes, familiares, profissionais de saúde e agentes políticos. Assim, as evidências abrangem a experiência do profissional, ou seja, sua perícia clínica; os resultados de pesquisas científicas; a capacidade dos serviços; e os valores e as preferências das pessoas.

Ao escolher o termo ecossistema para referir-se às evidências na enfermagem e na saúde, parte-se do pressuposto de que precisa-se manter o equilíbrio entre todo esse conhecimento e o que é realizado na prática. Também, um equilíbrio entre as necessidades de saúde e as agendas de prioridades de pesquisas, bem como entre as metas e os objetivos das instituições formadoras e prestadoras de serviços à comunidade e os resultados alcançados.

No contexto da saúde global, o ecossistema de evidências objetiva reunir conhecimentos que favoreçam o bem comum e a equidade de acesso às informações. Os últimos acontecimentos causados pela pandemia da COVID-19 ilustram a importância de se manter um ecossistema de evidências para assegurar a continuidade da vida e da humanidade.

O ecossistema de evidências deve contribuir para a tradução de conhecimento para a prática. Experiências exitosas devem ser de conhecimento universal, pois podem ajudar a identificar o que está a contribuir para o sucesso ou fracasso da intervenção. O ecossistema de evidências permite compreender os fluxos, pautados na capacidade e nos recursos dos diferentes sistemas de saúde, para ofertar cuidados mais adequados às necessidades da população.

Assim, o ecossistema de evidências conecta o conhecimento que é produzido no mundo todo, conjuga as diversidades e busca meios para adaptar as intervenções para a saúde, a considerar todos os fatores responsáveis pelo completo bem estar físico, mental e social da humanidade.

O ecossistema de evidências favorece o uso sistemático do conhecimento. Face os desafios da saúde global, como o aumento do número de idosos, de pessoas com doenças crônicas e com distúrbios da saúde mental, bem como a escassez de recursos e desigualdades sociais, é primordial pensar políticas públicas de saúde a partir da ideia da cadeia de relações entre os conhecimentos, produzidos sob a influência de diferentes condições, nos quatro cantos do mundo.

Marcelle Miranda da Silva

Marcelle Miranda da Silva

Ivone Evangelista Cabral

Ivone Evangelista Cabral

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights