Especialistas alertam para a importância de cuidar da saúde do fígado nas férias

10 de Agosto 2023

"O seu fígado não está de férias" é o mote da campanha que está a ser promovida pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF). Os especialistas alertam para a importância de cuidar da saúde do fígado nas férias.

De acordo com a APEF, a iniciativa tem como objetivo alertar a população para a importância de manter um estilo de vida saudável no verão, por forma a prevenir as doenças do fígado.

Citado em comunicado, Arsénio Santos, presidente da APEF refere que “no verão temos tendência a desculpar os nossos comportamentos poucos saudáveis, mas é primordial lembrarmo-nos de que todas as nossas ações têm impacto no nosso corpo, nomeadamente, no nosso fígado. As pessoas podem divertir-se, mas devem estar conscientes de que a saúde nunca entra em modo de férias”.

O hepatologista explica que o fígado é um importante órgão do corpo humano e que, no caso de inflamação ou lesão, podem ser comprometidas as suas funções, originando diversas complicações a curto e a longo prazo.

“As causas mais comuns da doença hepática são as hepatites virais B e C, o fígado gordo e as lesões causadas pelo álcool. Mesmo no período de férias, as pessoas devem adotar comportamentos saudáveis e não adiar o rastreio anual”, frisou.

Segundo o especialista, o exercício físico, uma alimentação equilibrada e saudável, o baixo consumo de beber álcool, o uso preservativo, a não partilha de seringas e a lavagem das mãos com frequência, sobretudo antes das refeições e depois de ir à casa de banho podem ajudar a prevenir a doença hepática.

“Se vai viajar e tem alguma doença do fígado já diagnosticada e em tratamento, não se esqueça de levar consigo os medicamentos e de os tomar tal como foi recomendado pelo seu médico. Aproveite as férias para cuidar de si e pôr em prática hábitos saudáveis. Desfrute do seu descanso e mantenha o seu fígado saudável!”

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights