USF-AN saúda aprovação de mais unidades modelo B

10 de Agosto 2023

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) saudou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que mais oito Unidades de Saúde Familiar (USF) transitam para modelo B.

Neste grupo de oito USF destacam-se duas USF pertencentes à ARS Norte (USF Custóias e USF Santo Amaro), duas USF da ARS Centro (USF Novos Horizontes e USF Vitrius), três USF pertencentes à ARS Lisboa e Vale do Tejo (USF Areeiro, a USF Cartaxo Terra Viva e a USF Alvalade) e, finalmente, uma USF da ARS Alentejo (USF Quinta da Prata).

Esta tem sido uma reivindicação da USF-AN ao longo dos últimos anos e em múltiplas ocasiões, defendendo a generalização do modelo B das USF.

A associação destaca que as novas unidades “terão a possibilidade de ter a remuneração dos seus profissionais associada ao desempenho e, por conseguinte, proporcionar melhores cuidados de saúde à população.”

A generalização das USF modelo B é visto com agrado por parte da associação.

“Estamos certos de que se esta medida for tida em consideração, estamos perante uma valorização dos cuidados de saúde primários como pilar essencial do SNS, garantindo cada vez mais e melhor resposta às necessidades em saúde da populaçãoassim como a satisfação de todos os envolvidos”, lê-se no comunicado.

O despacho foi publicado esta quarta-feira.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights