APDP traz a debate as novas tecnologias no tratamento da diabetes

16 de Agosto 2023

As novas tecnologias no tratamento da diabetes, os projetos pioneiros de prevenção da diabetes tipo 1, a remissão da diabetes tipo 2, a resposta global à diabetes, a sustentabilidade, a comunicação na educação terapêutica e o impacto da obesidade são os temas que irão marcar o 5.º Congresso Nacional da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). O encontro terá lugar nos dias  23 e 24 de novembro, no Centro Ismaili de Lisboa.

Em comunicado, a APDP sublinha que o encontro irá contar com a participação de inúmeros profissionais de saúde e investigadores.

O encontro irá promover a discussão de tomas como a diabetes tipo 1, as particularidades da diabetes na mulher, o fígado gordo, a pré-diabetes, a doença renal, as doenças oftalmológicas provocadas pela diabetes, o papel da alimentação e a responsabilidade, individual e social, do ponto de vista da promoção da saúde.

João Filipe Raposo, presidente do congresso e diretor clínico da APDP afirmou na nota que o quinto congresso pretende ser “um momento de reflexão e de atualização científica sobre a dimensão clínica da diabetes mas também sobre a sua dimensão social e económica.”

“A diabetes é muito mais do que uma doença, tem impactos socioeconómicos significativos não só em Portugal mas a nível mundial e é importante que enquanto sociedade encontremos os melhores caminhos para o tratamento, para a prevenção e para o necessário apoio que as pessoas com diabetes, seus familiares e cuidadores necessitam.”, acrescentou

Carolina Neves e Rita Nortadas, médicas da APDP e membros da Comissão Organizadora, destacam “a diversidade dos temas que este ano serão abordados e que fazem deste congresso um momento de atualização fundamental para profissionais de saúde, de diferentes especialidades, que acompanham pessoas com diabetes.”

“É importante lembrar que há mais de um milhão de pessoas com diabetes em Portugal e que esta é uma doença que exige uma abordagem abrangente e colaborativa. O congresso da APDP vai ao encontro deste objetivo, promovendo o debate e a partilha das melhores práticas de prevenção e de cuidados às pessoas com diabetes numa perspetiva integrada e multidisciplinar”, apontou.

Além das sessões e dos debates, a APDP organiza ainda 3 workshops com os temas “Insulinoterapia” e “Pé diabético e Neuropatia e “Vacinação”.

As inscrições já estão disponíveis aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights