BE diz que Governo Regional dos Açores está em incumprimento com unidades de saúde em 30ME

17 de Agosto 2023

O BE/Açores acusou esta quinta-feira o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de estar em “incumprimento” nas transferências para as unidades de saúde de ilha da região em montante que ultrapassa os 30 milhões de euros.

“O BE/Açores quer saber como e quando vai o Governo Regional pagar os milhões de euros que não foram transferidos do Orçamento Regional para as unidades de saúde da região nos anos de 2021 e 2022, que contribui para a asfixia financeira destas entidades, já muito condicionadas pelo seu crónico subfinanciamento”, afirma o partido, em nota de imprensa.

De acordo com o BE/Açores, os relatórios de gestão das unidades de saúde de 2021 e 2022 “mostram que para as Unidades de Saúde de ilha de São Miguel e Terceira não foram transferidos mais de 30 milhões de euros”.

O Bloco considera que o Governo Regional “deve explicações aos açorianos sobre quando e como vai regularizar esta dívida, uma vez que está comprometido com o endividamento zero para este ano”.

Aquela força política da oposição teme um “agravamento em 2023, sobretudo das dívidas a fornecedores, uma vez que o Governo Regional de direita está impedido de recorrer a endividamento financeiro”.

Pretende-se que o Governo Regional “esclareça se a sua opção for não pagar as dívidas às unidades de saúde de ilha, de que modo é que as vai anular”.

O BE/Açores aponta que “esta situação foi detetada em resposta a um requerimento enviado pelo BE ao Governo Regional, a solicitar os relatórios de gestão das unidades de saúde de ilha, o que demonstra a necessidade de tornar estes relatórios públicos para evitar a utilização deste tipo de subterfúgio”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This