Patient Innovation e Conferências do Estoril distinguem os melhores projetos na área da saúde

29 de Agosto 2023

A cerimónia de entrega dos Patient Innovation Awards, que distinguem os melhores projetos na área da saúde e do bem-estar, vai decorrer durante as Conferências do Estoril, no dia 2 de setembro, às 16h30, no Campus de Carcavelos da Nova SBE.

Criados em 2015, os PI Awards têm como objetivo homenagear doentes, cuidadores e colaboradores que desenvolveram soluções para lidar com desafios impostos pela condição de saúde, para ajudar pessoas da sua família ou, em alguns casos, pessoas que nem conheciam.

Os cinco vencedores foram escolhidos entre as 1.800 soluções disponíveis na plataforma do Patient Innovation e dividem-se em três categorias: Doente Inovador, Cuidador Inovador e Colaborador Inovador.

Categoria ‘Doente Inovador’

Adriana Mallozzi, Puffin Innovations: Adriana Mallozzi nasceu com paralisia cerebral e, aos 9 anos, recebeu uma cadeira de rodas elétrica, com tecnologias únicas, que lhe deu alguma independência. A Puffin Innovations nasceu da necessidade de Adriana ser cada vez mais autónoma, pelo que desenvolveu um dispositivo, conectado por Bluetooth a um smartphone, para que pessoas com deficiência possam controlar com a boca, permitindo maior acesso, por exemplo, a computadores e a outros aparelhos tecnológicos.

Konrad Zielinski, Uhura Bionics: Há alguns anos, Konrad perdeu a laringe, e não conseguiu encontrar uma solução conveniente para recuperar sua voz natural. Depois de tirar um Mestrado em Ciência Cognitiva, criou a equipa Uhura Bionics, para o ajudar a criar tecnologia capaz de restaurar a comunicação natural de laringectomizados com o uso de interfaces inteligentes. Criaram, então, a Uhura Bionics Voice Amplifier, capaz de restaurar a qualidade e a liberdade da conversa, e transformar o som robótico das laringes artificiais atuais numa voz com som natural.

Categoria ‘Cuidador Inovador’

Jaume Puig e Constanza Lucero, Biel Glasses: Constanza Lucero, médica, e Jaume Puig, engenheiro eletrónico, são pais de Biel, uma criança que nasceu com acuidade visual reduzida. Depois de tentarem, sem sucesso, todas as soluções existentes no mercado para ajudar Biel a navegar pela vida quotidiana sem quedas e lesões, os pais de Biel juntaram os seus conhecimentos em diferentes áreas e fundaram a Biel Glasses com a ideia de criar uma solução para adaptar o mundo aos olhos de pessoas com deficiência visual. Estes óculos captam o campo visual do utilizador e, através de um algoritmo, são devolvidos sinais ao módulo de exibição. Assim, os óculos adaptam a imagem à visão residual do doente, indicando obstáculos e outros elementos por meio de vários sinais gráficos.

Francisco Nogueira e Frederico Stock, Glooma: A história de Glooma começou quando a prima de Francisco detetou um caroço na mama. Quatro meses depois, quando foi ao médico, o tumor foi diagnosticado como maligno e foi necessário realizar uma mastectomia. Francisco e o amigo Frederico Stock criaram a SenseGlove, um dispositivo de triagem médica doméstico e portátil que auxilia as mulheres no autoexame mamário. O dispositivo consiste numa luva que, com a ajuda de sensores, deteta e controla anomalias no tecido mamário contribuindo para a deteção precoce do cancro da mama.

Categoria ‘Colaborador Inovador’

Akshita Sachdeva e Bonny Dave, Trestle Labs: Akshita Sachdeva e Bonny Dave desenvolveram o ‘Kibo’ para ajudar comunidades de deficientes visuais a aceder a conteúdo escrito. O Kibo torna tudo o que está impresso acessível ao áudio ao digitalizá-lo, permitindo que pessoas com deficiência visual ouçam qualquer livro. Este dispositivo também tem a opção de traduzir os textos digitalizados para outros idiomas, tornando-o acessível a ainda mais pessoas.

A Nova SBE e a NOVA Medical School promovem, em parceria, a 8.ª Edição das Conferências do Estoril contando com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal, os dois coanfitriões.

Sob o tema ‘Re-Humanize Our World: Planeta, Paz, Políticas, Pessoas e Saúde’, as Conferências do Estoril apresentam uma agenda de dois dias que desafia a um diálogo aberto e inclusivo sobre um futuro mais sustentável e baseado em mais igualdade, equidade, justiça e paz.

Dezenas de oradores, divididos entre o palco principal e outras sessões paralelas, irão participar das Conferências do Estoril, com a missão de inspirar a ação imediata e de compromisso. Alterações climáticas, o caminho para a sustentabilidade, a tecnologia para o impacto social, temas da saúde emergentes, a saúde mental, os sistemas de educação, a confiança nas instituições políticas e o poder dos media; bem como questões críticas acerca do futuro da democracia e resistência ao populismo, conflitos de guerra e crise de refugiados, para um futuro de paz na Europa e no mundo, são alguns dos temas que serão abordados.

As principais escolas de gestão e saúde do mundo estarão lado a lado com os grandes líderes e agentes de mudança numa missão comum de formar e inspirar os jovens e futuros líderes para a construção de um futuro comum onde a paz, a justiça, a saúde, a sustentabilidade e a inclusão prosperam.

As Conferências do Estoril visam responder à necessidade urgente de agir e envolver os jovens na discussão dos desafios globais que hoje (e num futuro próximo) estão a surgir, abordando algumas das questões mais prementes através de investigação concertada e iniciativas inovadoras. Este esforço para capacitar os jovens alinha-se com as estratégias do “Next UE Research & Innovation Investment Programme 2021-2027: Horizon Europe“, com a Estratégia para a Juventude da UE e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reforçando o papel ativo das Conferências do Estoril no encontro de soluções para os principais desafios que o mundo enfrenta.

A 8.ª Edição das Conferências do Estoril realiza-se nos dias 1 e 2 de setembro de 2023 no campus de Carcavelos da Nova SBE. O evento é de participação gratuita, contudo a inscrição é obrigatória, com limitação de lugares presenciais. A conferência será transmitida em direto através de uma plataforma digital, aberta e gratuita a participantes de todo o mundo, também com registo.

PR/HN/RA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights