Prémios Saniss Health and Welness distinguem campanhas da Ribera

30 de Agosto 2023

Os Saniss Health and Wellness Awards premiaram as campanhas criativas do grupo de saúde Ribera para a prevenção de doenças cardiovasculares (“Ritmos de Vida”) e do suicídio (“Vamos falar sobre suicídio”).

A primeira foi distinguida nas categorias de inovação, campanha integral e relações públicas e a segunda como campanha de prevenção. A “Ritmos de Vida” recebeu uma estatueta de ouro e duas de prata; “Vamos falar sobre suicídio” recebeu uma de prata.

Os Prémios Saniss foram criados para dar visibilidade às melhores campanhas estratégicas e criativas na área da saúde e bem-estar nos cinco continentes, com o objetivo de multiplicar o efeito das mensagens destas campanhas e atingir um maior número de cidadãos a nível mundial. Tem as suas raízes no Wina Festival, um evento internacional e independente que reúne agências de todo o mundo para apresentar casos práticos e campanhas com impacto social.

A “Ritmos de Vida” alia saúde e música para sensibilizar para as doenças cardiovasculares e fatores de risco associados, com um elemento singular construído para o efeito, o primeiro metrónomo arrítmico da História, que balança ao “ritmo” do coração doente de Adrián, um doente com arritmia. Este metrónomo arrítmico é o eixo de todas as iniciativas organizadas pelo grupo Ribera ligadas a esta ação de sensibilização e educação para a saúde cardiovascular. Inclui ainda, entre outros, uma exposição itinerante pelos hospitais do grupo, composições musicais gravadas ao ritmo daquele metrónomo, dias de sensibilização com pacientes e um site com dicas saudáveis ​​para cuidar do coração. Esta iniciativa da Ribera contou com a colaboração da Maart Agency, responsável pela ideia criativa, e com o Espadaysantacruz Studio, fabricante do metrónomo arrítmico personalizado.

A campanha “Vamos falar sobre suicídio” é a iniciativa do grupo Ribera para destacar o silêncio social e nos media sobre este comportamento, com o objetivo de mostrar que a falta de informação não favorece a prevenção nem facilita ferramentas para lidar com a avalanche de casos que atingem a sociedade. “Vamos falar sobre suicídio” visa ajudar a prevenir a decisão de pôr termo à própria vida voluntariamente, e sensibilizar a população para a necessidade de detetar os sintomas e sinais de alerta junto de familiares, amigos e colegas. Só em Espanha, uma média de 10 pessoas tiram a própria vida por dia, aproximadamente a cada duas horas e meia, enquanto em Portugal diariamente 3 pessoas põem termo à vida sobretudo por doença mental (depressão) e consumo de substâncias psicoativas, sendo a segunda causa de morte entre os jovens (15-34 anos) em todo o mundo.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights