Casa Branca satisfeita por ter “estabilizado” número de ‘overdoses’ nos EUA

1 de Setembro 2023

Para combater o problema das situações de sobredose na utilização de drogas, a Presidência dos EUA anunciou mais de 450 milhões de dólares (cerca de 414 milhões de euros) de financiamento adicional.

Os Estados Unidos continuam a registar um número preocupante de casos de consumo de quantidades excessivas de droga, cerca de 110.000 durante um ano, entre março de 2022 e de 2023, segundo as autoridades sanitárias.

Mas “as ‘overdoses’ estabilizaram em 2022, depois de um forte aumento entre 2019 e 2021, e isso mostra que os nossos esforços estão a funcionar”, disse o diretor do Gabinete de Controlo de Drogas da Casa Branca, Rahul Gupta, durante uma conferência de imprensa.

O responsável admitiu que esta estabilização não se aplica às mortes associadas ao fentanil, um poderoso opioide sintético que inundou o mercado de drogas dos EUA e é o principal responsável pelas ‘overdoses’ no país.

“As ‘overdoses’ ligadas ao fentanil continuam a aumentar, porque a oferta é mais letal, mas as mortes por ‘overdose’ associadas a outras substâncias estão a diminuir ou a estabilizar”, explicou.

O financiamento adicional hoje anunciado destina-se, nomeadamente, a melhorar a prevenção e o acesso ao tratamento.

Cerca de 80 milhões de dólares (74 milhões de euros) foram afetos à luta contra os opiáceos nas zonas rurais, nomeadamente para alargar o acesso à naloxona, um antídoto que permite reanimar uma pessoa em processo de ‘overdose’ de um opiáceo, como o fentanil.

“A minha administração continuará a garantir que a nossa nação dispõe dos recursos necessários para enfrentar a epidemia de ‘overdose’”, frisou hoje o Presidente, Joe Biden na rede social X (ex-Twitter).

LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights