Publicada norma para vacinação contra a covid-19

14 de Setembro 2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje a norma relativa à campanha de vacinação sazonal contra a covid-19 2023/2024.

A Norma 005/2023 pode ser consultada aqui.

Em comunicado, a DGS diz que a vacinação “terá início a 29 de setembro e decorrerá em simultâneo nas farmácias comunitárias, para as pessoas com 60 ou mais anos, e nos estabelecimentos de saúde do SNS, para as pessoas com menos de 60 anos e com as doenças de risco definidas na norma”.

“Para vacinação nas farmácias comunitárias, os utentes com 60 ou mais anos devem realizar o agendamento da vacinação diretamente numa farmácia ou na Plataforma online disponível para o efeito, divulgada pelas associações de farmácias. Existirá convocatória ativa das pessoas com comorbilidades de risco com menos de 60 anos pelas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. As pessoas que não estejam identificadas ou que não sejam seguidas no SNS devem ser vacinadas mediante declaração de elegibilidade emitida pelo seu médico”, esclarece a DGS.

“A vacinação nos ERPI, RNCCI e estabelecimentos prisionais decorre após identificação das pessoas elegíveis pelas Administrações Regionais de Saúde em articulação com as unidades no local. Nas unidades de saúde, os serviços de saúde ocupacional identificam os profissionais a vacinar.”

São incluídos os seguintes grupos, definidos em função do risco de doença grave, hospitalização e morte: pessoas com 60 ou mais anos, “tal como está previsto para a vacinação contra a gripe sazonal”; pessoas entre os 5 e os 59 anos com patologias de risco definidas na norma; grávidas; profissionais de saúde e utentes/residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Instituições Similares, Rede Nacional
de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e estabelecimentos prisionais.

Este ano, mantém-se a coadministração das vacinas contra a gripe e contra a covid-19 por se revelar uma “estratégia segura e efetiva, contribuindo para a maior adesão à vacinação”, explica a DGS, que apela à adesão de todas as pessoas elegíveis, “de forma a garantir a máxima proteção contra doença grave e morte”.

Estima-se que sejam vacinadas entre 1,9 milhões e 2,6 milhões de pessoas contra a covid-19 e contra a gripe.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova comprimido único para tratamento de HAP

O Infarmed aprovou o financiamento do primeiro comprimido único que combina macitentano e tadalafil para o tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar, oferecendo uma solução inovadora para esta doença rara, grave e progressiva.

GSK: novo fármaco biológico mostra eficácia na DPOC grave

O mepolizumab demonstrou uma redução significativa nas exacerbações moderadas e graves da DPOC, segundo o ensaio clínico MATINEE, publicado no New England Journal of Medicine, com destaque para doentes com bronquite crónica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights