A inovação tecnológica, terapêutica e biotecnológica exige inovar na organização e gestão da saúde

28 de Setembro 2023

Especialistas do setor de saúde público e privado de Portugal reuniram-se em Lisboa na segunda edição do Portugal Healthcare Innovation Summit para discutir a inovação na gestão da saúde, a transformação digital e o seu impacto, a incorporação de novas tecnologias e os últimos avanços em inovação terapêutica, como medicina de precisão e regenerativa.

Durante o evento, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde de Portugal, recebeu a Medalha de Honra da Fundação Bamberg pelo seu destacado trabalho na área da saúde e expressou: “A inovação é fundamental para melhorar o sistema de saúde. Precisamos de ser capazes de aproveitar as informações que as novas tecnologias, como big data e inteligência artificial, nos podem fornecer para alcançar um sistema de saúde mais sustentável.” No seu discurso de boas-vindas, Ignacio Para Rodríguez-Santana, presidente da Fundação Bamberg, referiu-se ao projeto inovador em curso em Portugal no Serviço Nacional de Saúde: “Esperamos e confiamos que os políticos, os responsáveis pelas políticas de saúde e as próprias empresas reconheçam a necessidade de garantir a livre concorrência e o enorme impacto positivo que a inovação na área da saúde tem na saúde dos cidadãos, na vida saudável e na vida social e económica.”

Os diferentes painéis, compostos por especialistas responsáveis por implementações inovadoras em diversos setores, apresentaram diferentes pontos-chave para alcançar um sistema de saúde mais integrado e eficiente. Os temas mais discutidos foram os desafios enfrentados pela gestão de saúde, o impacto da incorporação de novas tecnologias e as mudanças necessárias para melhorar o acesso a terapias inovadoras e promover uma melhor resposta no atendimento aos pacientes.

“É importante que os profissionais de saúde não só entendam de informática, assim como estejam dispostos a cooperar com as empresas que produzem essas ferramentas para facilitar o atendimento ao paciente e, assim, melhorar o cuidado de saúde”, enfatizou Eduardo Castela, Presidente da Associação Portuguesa de Telemedicina, que foi o moderador do painel “Colocando o paciente no centro do ecossistema”.

Além das mesas de debate, foram realizadas duas apresentações sobre temas de grande relevância para o cenário atual e futuro da saúde. A primeira focou na experiência do paciente como fator fundamental a ser considerado na implementação de novos processos. A segunda destacou a importância do uso de dados para melhorar a resposta e a necessidade de novas ferramentas que facilitem a recolha e o processamento de informações para encontrar possíveis melhorias nos processos assistenciais.

Este encontro faz parte dos eventos sobre inovação na saúde, tecnologia e terapêutica organizados pela Bamberg Health, com o apoio institucional da Fundação Bamberg e o compromisso dos principais atores da indústria. O próximo evento ocorrerá no Canadá, seguido por uma edição regional focada nos desafios da América do Sul. Além disso, em Espanha, haverá um evento regional centrado em oncologia chamado “Inovação na Gestão do Cancro”, que acontecerá em Málaga a 18 de outubro, e uma cúpula sobre inovação em ciências da saúde a 16 de novembro em Madrid.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

HuBB: Novas regras no SNS ameaçam acesso universal à saúde

A ONG Humans Before Borders (HuBB), manifesta-se preocupada com as recentes alterações legislativas no SNS Serviço Nacional de Saúde (SNS), introduzidas pelos Despachos n.º 14830/2024 e n.º 40/2025 denunciando o impacto que a legislação alterada possa ter no acesso universal à saúde, especialmente para migrantes e cidadãos estrangeiros em situações vulneráveis

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights