Germano de Sousa: “SNS per si nada faz, sem contar com a parte social e a parte privada”

29 de Setembro 2023

Esta sexta-feira, no Global Health Forum, Germano de Sousa sublinhou que o SNS é das maiores conquistas do 25 de abril e, em conversa com o HealthNews, alertou que “o Serviço Nacional de Saúde per si nada faz, sem contar com a parte social e a parte privada”.

“Entendo que este encontro foi algo muito importante. A saúde, hoje, é um ponto muito crítico e tem que haver soluções, tem que se procurar soluções”, comentou o patologista clínico. Os médicos, por exemplo, sentem agora “necessidade que olhem para eles com muita atenção”.

Os médicos e demais profissionais de saúde “é que fazem o Serviço Nacional de Saúde”, alertou Germano de Sousa.

O Global Health Forum, que contou com a participação de Germano de Sousa, “é muito importante porque (…) junta 2000 pessoas, todas elas interessadas em discutir o essencial: que saúde queremos para Portugal, como melhorar a saúde em Portugal e o que fazer”, acrescentou o médico.

Por último, o especialista sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde, que foi uma das maiores conquistas do 25 de abril, per si nada faz, sem contar com a parte social e a parte privada. “Isso tudo tem que ser muito bem pensado.”

Entre 29 e 30 de setembro, serão oito as sessões plenárias e 28 sessões paralelas, com 200 oradores nacionais e internacionais de 14 países.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Miguel Quintas Neves: “Sou um apaixonado pela neurorradiologia em todas as suas manifestações”

Miguel Quintas Neves, neurorradiologista do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia com o prémio de melhor trabalho científico do ano, entregue no passado dia 21 de setembro em Viena de Áustria. Em entrevista ao HealthNews, o médico explicou em que consiste o trabalho vencedor, sobre tauopatia primária relacionada com a idade (PART), falou-nos da paixão pela neurorradiologia, “em todas as suas manifestações”, e criticou a falta de investimento em investigação em Portugal.

Siemens Healthineers: “Já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”

O HealthNews viajou até ao coração da Siemens Healthineers para saber mais sobre a atual tecnologia ao serviço da saúde. “Tem ainda muita coisa para vir no futuro, (…) mas hoje nós já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”, disse Frederico Pasquarelli, Head of Advanced Therapies para o sul da Europa.

A insustentável mentira AME(N), Marta

Isabel Santiago
Professora Auxiliar Convidada e Investigadora em Comunicação em Saúde, IMPSP – Faculdade de Medicina, ULisboa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights