Lula recebe alta médica antecipada após cirurgia na anca

1 de Outubro 2023

O presidente brasileiro, Lula da Silva, recebeu hoje alta médica antecipada, após ter sido submetido na sexta-feira a uma cirurgia para implantar uma prótese de anca e a outra plástica, para retirar excesso de pele nas pálpebras.

Apesar de os médicos terem previsto dar alta a Lula da Silva na terça-feira, o chefe de Estado já deixou o hospital de Brasília onde estava internado e instalou-se no Palácio da Alvorada, residência da Presidência brasileira, onde fará a recuperação, um processo que deve durar três ou quatro semanas.

“O presidente recebeu alta médica e já se encontra no Palácio da Alvorada”, informou a Presidência numa nota publicada nas redes sociais.

O Hospital Sírio-Libanês de Brasília, que já tinha antecipado que os médicos avaliavam a possibilidade de dar alta a Lula da Silva ainda hoje, divulgou agora um comunicado para anunciar a notícia e explicar que, “após boa evolução clínica”, Lula continuará a “reabilitação ambulatorial” na sua residência, sob os cuidados dos médicos que o operaram.

O médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipa médica responsável pelo tratamento do Presidente, garantiu em declarações aos jornalistas que o processo de recuperação superou as expectativas e por isso antecipou a sua saída.

Lula da Silva, que completará 78 anos este mês, foi submetido na sexta-feira a uma cirurgia num hospital particular de Brasília para implantar uma prótese de quadril e corrigir problemas na cabeça do fémur causados por osteoartrite que lhe causavam dores permanentes.

O médico acrescentou que o Presidente brasileiro aproveitou a operação no quadril para se submeter simultaneamente a uma cirurgia plástica nas pálpebras dos dois olhos, conhecida como blefaroplastia, que visa retirar o excesso de pele ao redor dos olhos e que também foi bem-sucedida.

Lula da Silva, que assumiu em janeiro o seu terceiro mandato como chefe de Estado do Brasil, foi operado por uma equipa de 20 profissionais composta por médicos da sua confiança, que chegaram a Brasília na quinta-feira, vindos de São Paulo, para preparar a operação.

Em declarações à imprensa esta semana, Lula da Silva disse que, depois de ter adiado a operação durante várias semanas devido a vários compromissos internacionais que não queria faltar, decidiu submeter-se à cirurgia por uma necessidade de “cuidar” da sua saúde e acabar com as dores.

Uma vez recuperado, Lula retomará a sua agenda internacional com uma viagem marcada para o início de novembro, quando participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), que será realizada nos Emirados Árabes Unidos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights