OMS diz que inundações na Líbia são “catástrofe de dimensões épicas”

1 de Outubro 2023

O diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ahmed Zouiten, afirmou hoje que nunca tinha visto “uma magnitude de destruição” como a que testemunhou em Derna, cidade líbia devastada por inundações entre 10 e 11 de setembro

“Na minha carreira, nunca tinha visto tamanha magnitude [de destruição] numa pequena zona, com a cidade a ser varrida [pela água] e a provocar uma acumulação de danos”, disse à agência espanhola Efe Ahmed Zouiten, horas antes de regressar às zonas afetadas pelas inundações que provocaram perto de 4.000 mortos, com vários milhares de pessoas ainda dadas como desaparecidas.

Numa videoconferência a partir de Tripoli, o responsável regional da OMS classificou aquela tragédia como “uma catástrofe de proporções épicas”, que requer uma intervenção psicossocial junto da população afetada.

“Morreram famílias inteiras que viviam numa área que foi varrida completamente” pela água, referiu, salientando que os afetados perderam “vidas e modos de vida”.

Os sobreviventes mostram agora “o transtorno pós-traumático que vem depois deste tipo de crise”, alertou.

Para Ahmed Zouiten, restaurar a funcionalidade do sistema de saúde é outra das prioridades, num momento em que 52% dos centros de cuidados primários não estão operacionais ou parcialmente operacionais, tendo afetado equipamentos médicos e medicamentos.

“Lamento dizer que, segundo os dados de hoje, 101 profissionais de saúde morreram durante esta crise. É um número elevado”, notou.

As equipas de emergência da OMS foram destacadas para as zonas afetadas apenas algumas horas após a tempestade Daniel ter provocado inundações no leste da Líbia.

Derna, uma cidade com mais de 100 mil habitantes, foi particularmente afetada pela tempestade, tendo sofrido também com a rutura das suas barragens.

As inundações destruíram cerca de 25% da cidade de Derna, segundo estimativas das autoridades locais.

Milhares de pessoas, surpreendidas nas suas casas durante a noite, foram arrastadas para o mar Mediterrâneo.

Veículos e toneladas de materiais foram também levados pelas águas, ao longo de vários quilómetros.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights