O workshop está programado para receber cerca de 145 participantes.
Dirigida a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, ação social, justiça, entre outros agentes da comunidade, a iniciativa pretende sensibilizar para a importância da prevenção, identificação e combate ao tráfico de crianças e, simultaneamente, refletir sobre a forma como o sistema de proteção à criança em Portugal responde a esta problemática, enquanto fator determinante na identificação e combate de situações de crianças vítimas de tráfico.
A deteção e sinalização de episódios ou potenciais cenários de tráfico de crianças e a intervenção dos profissionais ou outros agentes próximos são, geralmente, um desafio para estes elementos. Miguel Machado, inspetor da Secção Regional de Combate ao Terrorismo e Banditismo da Diretoria do Norte, acompanhado de Marta Pereira, coordenadora nacional das Respostas de Assistência às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos da APF, centram a sua discussão nos desafios emergentes relacionados com o tráfico de crianças.
Paulo Guerra, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, marcará presença, durante a manhã, para abordar, também, o estado do sistema de proteção em Portugal, como forma de resposta a casos de tráfico de crianças.
PR/HN
0 Comments