Ipatimup é o vencedor mundial dos “Precision Oncology Patient Innovation Awards”

4 de Outubro 2023

A Bayer acaba de anunciar que o Instituto de Patologia Molecular e Imunologia da Universidade do Porto (Ipatimup) foi o vencedor do prémio mundial "Precision Oncology Patient Innovation Awards" (POPIA) de 2023.

O Ipatimup foi selecionado através de um painel de avaliação independente com vista a receber uma bolsa no valor de 50 mil dólares. O Ipatimup tem como objetivo estudar as causas e evolução das doenças oncológicas e, desta forma, contribuir na eficiência do tratamento nos cuidados oncológicos da população portuguesa e mundial. Este valor irá apoiar o projeto POPCARE, que visa responder a necessidades não satisfeitas em oncologia de precisão através da criação de uma plataforma que facilite a utilização de terapias direcionadas e tratamentos inovadores em oncologia pediátrica.

“Esta bolsa POPIA vai apoiar o lançamento do POPCARE, uma iniciativa que aproveita o poder da medicina de precisão, da definição de perfis genómicos e da colaboração entre setores para assegurar que as terapias direcionadas e os tratamentos inovadores contra o cancro chegam às crianças que mais precisam deles”, afirmou Jorge Lima, vice-diretor e chefe de I&D do Ipatimup.

A oncologia de precisão é um campo em crescimento no qual os cancros são testados e tratados de acordo com a sua impressão digital única de ADN, ajudando a personalizar os cuidados oncológicos. Estas recentes inovações médicas têm o potencial de melhorar os resultados dos tratamentos e de reduzir drasticamente o peso do cancro em todo o mundo. Apesar disso, existem disparidades significativas no acesso dos doentes aos testes com biomarcadores que podem ajudar a identificar os doentes que mais poderiam beneficiar de uma abordagem de tratamento oncológico de precisão.

“A Bayer orgulha-se de apoiar a terceira edição dos Prémios POPIA, que têm como objetivo acelerar as iniciativas de organizações a nível mundial, como o Ipatimup, que estão focadas em melhorar o acesso aos cuidados oncológicos de precisão e em combater as desigualdades para as crianças com cancro em todo o mundo”, refere Marco Dietrich, diretor-geral da Bayer em Portugal. “Gostaríamos de agradecer a todas as organizações que se candidataram aos Prémios deste ano e felicitar o Ipatimup por ter apresentado um programa que visa garantir que os benefícios dos cuidados oncológicos de precisão pediátricos chegam a quem mais precisa em Portugal.”

As bolsas POPIA foram criadas para apoiar programas inovadores centrados na melhoria do acesso a testes de biomarcadores, também designados como testes genómicos, no cancro do pulmão, no cancro da tiroide e em tipos de cancro raros, como os cancros pediátricos e os sarcomas, conhecidos por albergarem alterações genómicas raras e passíveis de serem corrigidas, em que os doentes enfrentam necessidades médicas consideráveis não satisfeitas.

Para mais informações sobre os prémios, consulte https://www.precisiononcologyawards.com/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights