Hospital de Serpa: Movimento teme fecho definitivo do serviço de urgência

9 de Outubro 2023

O Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo, em Serpa, distrito de Beja, manifestou esta segunda-feira preocupação com o encerramento do serviço de urgência daquela unidade, gerida pela Misericórdia local, temendo o seu fecho definitivo.

Contactada pela agência Lusa, a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), Maria Isabel Estevens, remeteu para um comunicado que a instituição pretende divulgar hoje sobre o encerramento da urgência.

Em comunicado enviado à Lusa, o movimento revelou que o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Hospital de São Paulo está encerrado desde dia 30 de setembro, ou seja, há mais de uma semana, e que não existem perspetivas de reabertura.

“Estes fechos, quer sejam temporários ou definitivos, representam um claro incumprimento do acordo assinado em 2014 entre a SCMS, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a Administração Regional de Saúde do Alentejo”, advertiu.

Em declarações à Lusa, o porta-voz do movimento, Luís Mestre, referiu que a população de Serpa não dispõe, até agora, de informações por parte da Misericórdia que gere o hospital sobre este encerramento do serviço.

“Foi colocado apenas um papel na porta a dizer que o serviço está fechado”, adiantou.

Segundo Luís Mestre, o movimento sabe, através de fontes da instituição, que este fecho se “deve à falta de médicos”, depois de alguns que ali prestavam serviço terem saído “devido à irregularidade dos pagamentos”.

“Não temos aqui qualquer resposta para a população”, alertou o responsável, realçando que o Centro de Saúde de Serpa dispõe “apenas de consultas com médicos de família e não tem consulta de recurso” para situações de urgência.

Assinalando que “cerca de 30% da população” do concelho de Serpa não tem médico de família, o porta-voz do movimento salientou que muitos tinham “no SAP deste hospital o único recurso” em caso de doença.

“Esta situação tem-se vindo a agravar este ano, com fechos sucessivos e, agora, com este, que é o mais longo e que pode nem ter retorno”, acrescentou.

Também em comunicado, a Comissão Concelhia de Serpa do PCP repudiou o fecho do SAP do Hospital de São Paulo, reafirmando “a necessidade da intervenção imediata do Governo PS” para garantir “a prestação de serviços de saúde adequados” à população.

“O Governo do PS teima em não ter vontade política para reverter o Hospital de São Paulo para a esfera pública e garantir assim o seu funcionamento no quadro do Serviço Nacional de Saúde”, vincaram os comunistas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights