Marcelo defende novo quadro orgânico do Serviço Nacional de Saúde

12 de Outubro 2023

O Presidente da República insistiu na necessidade de se definir o novo quadro orgânico do Serviço Nacional de Saúde (SNS), alertando que, "se não, começam a rebentar peças do puzzle", mas manifestou-se apesar de tudo esperançoso.

“O tempo em política é fundamental. A melhor ideia do mundo com um ano e meio de atraso passa a ser uma ideia menos boa”, observou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, à margem de uma iniciativa na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Interrogado se teme que Fernando Araújo se demita da Direção Executiva do SNS, devido à demora na aprovação da respetiva regulamentação, o chefe de Estado respondeu que “ele é uma pessoa muito determinada”, que “conseguiu dar a volta no Hospital de São João”, no Porto, e que “é muito efetivo” nos lugares por onde passa.

“Portanto, é criarem-se as condições para poder ser efetivo e para a equipa efetiva, como está agora a fazer, poder arrancar e ir resolvendo os vários problemas, que são alguns antigos, o problema das horas é antigo, outros mais recentes”, apelou.

Pouco depois, o Presidente da República esteve com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na entrega do Prémio Maria José Nogueira Pinto, promovido pela farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD), no Palácio Fronteira, em Lisboa.

No fim dessa cerimónia, nenhum dos dois falou aos jornalistas.

Nas declarações que prestou antes sobre o SNS, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que espera “algum diálogo entre o ministério da Saúde e os sindicatos, de um lado, e o Ministério da Saúde e a Ordem [dos Médicos], do outro”.

“Vamos ver se no fim desta semana de reuniões, contactos, para a semana há mais razões de falar em diálogo”, disse.

No entanto, de acordo com o chefe de Estado, paralelamente a esse processo negocial subsiste “um problema de fundo”, que é a falta de definição legal do “novo esquema de gestão do SNS”.

“Falou-se das maternidades, depois falou-se agora do pagamento das horas extraordinárias. O que importaria é que o novo esquema de gestão do SNS fosse posto de pé o mais rápido possível”, defendeu.

“Um ano e três ou quatro meses numa reforma é muito tempo, significa que a mudança de um modelo de gestão para a outro modelo de gestão fica a meio da ponte”, referiu.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, é preciso “que isso seja posto no terreno” para “se ter a visão do conjunto, o puzzle completo – se não, começam a rebentar peças do puzzle”.

“E eu tenho a esperança que se perceba isso”, acrescentou.

O Presidente da República argumentou que é do interesse de todos “que o SNS funcione, continue fundamental, porque quem não tem dinheiro para uma alternativa – e infelizmente são milhões de portugueses – depende essencialmente do SNS”, e por isso “a sua gestão boa e feita a tempo e feita com esta reforma que foi anunciada é fundamental”.

Na entrega do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social estiveram também Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, que preside ao júri, Graça de Freitas, ex-diretora-geral da Saúde, e Maria Cavaco Silva, mulher do anterior Presidente da República.

Maria José Nogueira Pinto, antiga deputada eleita pelo CDS-PP e mais tarde como independente nas listas do PSD, morreu em julho de 2011, aos 59 anos.

Esta foi a 11.ª edição do prémio com o seu nome. O vencedor foi o projeto E-Integrar, da Associação Pró-partilha e Inserção do Algarve.

A Associação para o Planeamento da Família e a associação Pista Mágica receberam menções honrosas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights