Comissão Europeia vai adquirir mais de 100 mil medicamentos para varíola

23 de Outubro 2023

A Comissão Europeia vai adquirir mais 100.080 medicamentos para três variantes da varíola, foi hoje anunciado e a comissária para a Saúde advogou que deste modo está preparada para eventuais surtos no futuro.

Em comunicado, a Comissão anunciou a assinatura de um contrato com a Medirian Medical Technologies, ao abrigo da Autoridade para Prontidão e Resposta Sanitária, para fornecer um total de 100.080 tratamentos orais para três tipos de varíola: a mais habitual, a bovina e a monkeypox.

Citada na nota, a comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, disse no ano passado os 27 conseguiram colocar um travão à propagação dos surtos de monkeypox.

“Contudo, como a covid-19 demonstrou e continua a fazê-lo, precisamos de continuar vigilantes e estar preparados para qualquer cenário […], por isso é que vamos continuar a assegurar que as terapêuticas necessárias estão sempre disponíveis”, completou.

Bruxelas perspetiva que o assinatura deste contrato vá ao encontro das necessidades a médio e longo prazo dos 13 Estados-membros que nele participam, “complementando o stock disponível ao nível da União”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights