Associação alerta que diabetes aumenta risco de AVC

26 de Outubro 2023

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alertou esta quinta-feira que as pessoas com diabetes têm um risco duas vezes maior de virem a sofrer um AVC face à população em geral.

Citado em comunicado, Pedro Matos, cardiologista da APDP, explica que “a diabetes caracteriza-se por uma alteração do metabolismo que leva à redução da produção de insulina ou uma insulinorresistência periférica, que leva à elevação da glicemia. Associa-se frequentemente a outras alterações, como é o caso da obesidade, hipertensão e dislipidemia. Com o passar do tempo, esse excesso de açúcar em circulação poderá contribuir para a criação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e formação e crescimentos de placas.”

O especialista alerta que a aterosclerose “pode levar à formação de trombos, que causam obstrução nos vasos. Ao impedirem a normal passagem de sangue, podem então levar ao AVC ou outras complicações, como o enfarte do miocárdio.”

Em Portugal, estima-se que a diabetes afete 14,1% da população entre os 20 e os 79 anos, sendo que o AVC continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.

A APDP afirmou que o risco de desenvolver AVC ou outras complicações associadas à diabetes diminui consideravelmente quando há um controlo adequado da glicemia e de outros fatores de risco cardiovasculares.

“Em caso de sintomas que o façam suspeitar de um AVC, os mais típicos são a dificuldade em falar, a falta de força num braço e a face descaída, deve ligar de imediato para o 112”, alertou a APDP.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights