Congresso Mundial dos Hospitais: Ronald Lavater diz que falta de profissionais é o maior desafio

26 de Outubro 2023

Em todo o mundo, faltam enfermeiros, técnicos e médicos para providenciar os cuidados necessários. É o desafio número um dos hospitais a nível mundial, de acordo com o Chief Executive Officer da Federação Internacional dos Hospitais.

“Nós vamos onde os nossos membros estão, e temos muita sorte em ter um membro muito forte aqui, em Portugal”, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, que se propôs a receber o congresso juntamente com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. Esta união “foi forte o suficiente” para Lisboa – uma “cidade linda” com uma “energia maravilhosa” – ser escolhida para acolher o 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, referiu Ronald Lavater, Chief Executive Officer.

“Portugal tem um bom sistema público e um forte sistema privado e a generalidade dos indicadores estão, também, na parte superior da Europa, como algo que pode ser partilhado com a comunidade global. Quando nós procuramos sítios para o nosso congresso, queremos assegurar que os anfitriões, além de terem uma cidade fantástica e todas as estruturas, podem oferecer alguma troca de conhecimento, algumas oportunidades de aprendizagem às pessoas que vêm de todo o mundo”, explicou o representante.

O congresso começou em 1929. Atualmente, a Federação Internacional dos Hospitais (IHF) tem 145 membros, de 65 países, que representam mais de 25 mil hospitais. “Esses líderes vêm ao nosso congresso com a oportunidade de aprender e partilhar ideias, e os nossos colegas portugueses certamente têm muito para oferecer”, disse Ronald Lavater.

Questionado sobre os principais desafios que hospitais e sistemas de saúde enfrentam, Lavater escolheu de imediato um: “Se falar com os líderes hospitalares que estão aqui hoje (…) e lhes perguntar qual é o maior desafio quando voltam para os seus países, eles vão dizer a força de trabalho. Eles vão dizer: não temos enfermeiros, técnicos, médicos qualificados suficientes para providenciar o cuidado que é necessário nas nossas comunidades.”

“Há muitas soluções por aí, não há apenas uma solução que encaixe; mas parte do que a IHF tenta fazer é reunir estes líderes para não só falar do problema, mas também falar de soluções que podem aplicar nos seus países.” O tema do 46.º é precisamente sobre isso: “Global Learning, Local Action”.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights