Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Amadora-Sintra aberta apenas entre sexta-feira e domingo

26 de Outubro 2023

O serviço de urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra vai estar aberto apenas à sexta-feira e ao fim de semana a partir de segunda-feira, por falta de médicos para assegurar as escalas, anunciou hoje a instituição.

Também o Serviço de Urgência de Pediatria do Hospital Fernando da Fonseca (HFF), conhecido com Amadora-Sintra, vai estar “em situação de contingência planeada”, passando a encerrar à noite, entre as 20:00 e as 08:00 do dia seguinte, adianta a instituição hospitalar em comunicado.

Uma fonte do HFF disse à Lusa que os condicionamentos nestes serviços deverão manter-se até ao final do ano.

De acordo com o hospital, “os condicionamentos devem-se à recusa da prestação de trabalho extraordinário superior às 150 horas anuais pelos médicos das especialidades de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria, o que impede o regular funcionamento das equipas do atendimento urgente”.

O HFF teve necessidade de adaptar a capacidade de resposta destes serviços, com alterações programadas no seu funcionamento a partir da próxima semana. Assim, atendendo à calendarização programada das Urgência de Obstetrícia-Ginecologia, o serviço passa a encerrar às segundas-feiras, a partir de 30 de outubro, só reabrindo às 08:00 de sexta-feira.

“O acompanhamento e cuidados prestados às grávidas no âmbito da consulta externa, bem como os procedimentos eletivos, não serão afetados por esta contingência, estando assegurada a capacidade de resposta nestas áreas”, refere o HFF.

O hospital aconselha as grávidas e utentes com patologias do foro ginecológico que necessitem de se deslocar a um Serviço de Urgência hospitalar a contactarem previamente a linha SNS24 – 808 24 24 24 –, para obterem aconselhamento e o encaminhamento para unidade hospitalar adequada, afirmando que “será garantida, por parte do Serviço Nacional de Saúde, a prestação de assistência em rede”.

O Serviço de Urgência de Pediatria do HFF vai estar igualmente em situação de contingência planeada, operando em rede com as instituições hospitalares da região da Grande Lisboa, passando a funcionar todos os dias entre as 08:00 e as 20:00.

Durante os períodos de contingência programada, os médicos destes serviços garantem “total apoio à urgência interna e aos doentes já admitidos na instituição”, refere o hospital, reiterando que estes constrangimentos se referem “unicamente ao funcionamento das respetivas urgências, estando garantida toda a restante atividade assistencial e assegurada numa resposta em rede pelo SNS”.

O Hospital Fernando Fonseca sublinha que “o reforço do trabalho em rede com os hospitais da Grande Lisboa e a coordenação promovida pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, permitem garantir uma estratégia para assegurar à população previsibilidade, otimizando os recursos disponíveis”.

Ressalva ainda que as dificuldades resultantes da recusa de prestação de trabalho extraordinário são uma matéria cuja resolução está fora da sua alçada, “tendo a instituição procurado fazer tudo o que está ao seu alcance para minimizar os seus impactos junto da população”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights