Ministério da Saúde anunciou hoje 2.242 vagas para formação médica especializada em 2024,

27 de Outubro 2023

O Ministério da Saúde revelou hoje um mapa inédito com 2.242 vagas para formação médica especializada em 2024, “o maior mapa de vagas de sempre”.

Este anúncio representa um aumento significativo em relação a 2023, com mais 188 vagas disponíveis em todo o país, um passo importante para atender às expectativas dos jovens médicos e fortalecer a capacidade de formação no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sobretudo nas áreas mais carenciadas.

Destaca-se a especialidade de Medicina Geral e Familiar, que oferece o maior número de vagas, com um total de 617, incluindo 43 vagas a mais em comparação com 2023, representando um aumento de 8%. Este é um marco na história desta especialidade, crucial para o SNS.

O mapa de vagas inclui ainda recordes em especialidades como Pediatria (110 vagas), Anestesiologia (98) e Ginecologia/Obstetrícia (67).

Uma mudança importante neste mapa de vagas é o foco na formação de hospitais localizados em áreas de baixa densidade populacional. Pela primeira vez, foram alocadas 10 vagas para internos em hospitais nessas zonas, que trabalharão em colaboração com outras unidades hospitalares, cumprindo o programa “Mais Médicos”, anunciado no início do ano pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Os hospitais beneficiados incluem a Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Alentejo, a ULS do Norte Alentejano, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, a ULS da Guarda, a ULS de Castelo Branco e a ULS do Nordeste, com vagas nas especialidades de Anestesiologia, Ortopedia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Radiologia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os internos começarão a sua formação especializada em 1 de janeiro de 2024.

O concurso atraiu 1.833 jovens médicos, incluindo aqueles que se candidatam pela primeira vez após a conclusão do ano de formação geral e outros médicos que desejam ingressar ou mudar de especialidade.

Este aumento nas vagas de formação médica é resultado de uma estreita colaboração entre o Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e o Conselho Nacional do Internato Médico. O objetivo é fortalecer o SNS, garantindo a renovação constante de profissionais em várias áreas médicas e estabelecer uma cultura de planeamento e previsibilidade para alinhar a formação com as necessidades do país em diferentes especialidades.

NR/LUSA/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights