Angelini organiza conferência para debater melhor gestão da epilepsia

30 de Outubro 2023

Soluções para uma melhor gestão da doença’, promovendo mais literacia e menos estigma. Serão também apresentadas as principais conclusões do estudo que avaliou a carga e os custos da epilepsia refratária em Portugal continental em 2019, realizado por João Costa, especialista em neurologia.

O evento contará com duas mesas redondas, formadas por um reputado painel de especialistas, que vão refletir e debater o atual panorama da epilepsia em Portugal. José Pimentel, neurologista e professor de neurologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, Sofia Quintas, neuropediatra, são alguns dos intervenientes da primeira mesa de reflexão, que vai também contar com o testemunho de uma cuidadora e de uma pessoa que vive com epilepsia. Na segunda mesa, participarão os jurados do AUA, Carla Bentes, Presidente da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE); Isabel Luzeiro, Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Médicos; Luís Lourenço, Presidente da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos; e Miguel Telo Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia em Saúde e Bem-Estar da Direção Geral da Saúde.

Nesta edição do AUA, que conta o patrocínio científico da LPCE e que vai distinguir os dois melhores projetos com um prémio pecuniário no valor de 10 000 e 5 000 euros, respetivamente, concorreram 43 projetos, envolvendo no total 140 estudantes, 31 docentes, 24 especialistas e 22 universidades de todo o país. Já foram apurados os 15 semifinalistas – selecionados pelos jurados com base na inovação, criatividade, metodologia utilizada e a aplicação prática da ideia. Neste momento, está a decorrer a votação para o prémio atribuído pelo público na cerimónia de dia 3 de novembro. A votação decorre aqui.

Dinamizado em Portugal há mais de uma década, o AUA é uma iniciativa dirigida a jovens universitários na área da saúde em Portugal. O objetivo do concurso é fomentar projetos com aplicabilidade prática na sociedade, que permitam gerar inovação e promover o empreendedorismo jovem. No total das 13 edições, concorreram 720 equipas, 2 946 participantes e 510 projetos.

Mais informações sobre o AUA e inscrições no evento: https://aua.pt.

NR/PR/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights