Doentes urgentes de ortopedia da Feira encaminhados para Hospital de Gaia

2 de Novembro 2023

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a receber os doentes urgentes de ortopedia de Santa Maria da Feira, informou esta quinta-feira fonte desta unidade hospitalar.

“Foram notificados após as 21:00 horas que a partir das 21:00 os doentes urgentes de ortopedia seriam encaminhados para Gaia”, disse à agência Lusa fonte do CHVNG/E.

Ao longo da última noite o CHVNG/E recebeu já um doente de Santa Maria da Feira, disse a mesma fonte.

Este encaminhamento acontece dois dias depois de o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que inclui o hospital de Santa Maria da Feira, ter dito que era falso o documento a circular na unidade que dava conta do encerramento noturno da Urgência de Ortopedia e Traumatologia em novembro.

Na segunda-feira, a administração do CHEDV, em comunicado, não rejeitou a possibilidade de virem a existir constrangimentos, mas garantiu ser falsa a informação que a urgência de ortopedia encerraria.

“Tomámos conhecimento que se encontra a circular um suposto aviso de encerramento do Serviço de Urgência de Ortopedia e Traumatologia durante o período noturno ao longo de todo o mês de novembro. Informamos que o referido documento é falso, pelo que o seu conteúdo não reflete nenhuma decisão tomada por esta instituição”, lia-se no comunicado.

A administração do hospital acrescentou que “o CHEDV encontra-se a encetar todos os esforços para completar as escalas médicas dos seus serviços de urgência”.

Este esclarecimento surgiu quatro horas depois de a Lusa ter noticiado que a Urgência de Ortopedia/Traumatologia do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, iria encerrar.

A administração disse que o documento era apenas uma minuta que um médico não identificado do hospital terá preenchido, imprimido e posto a circular.

Esta é uma unidade que serve cerca de 350.000 utentes na zona norte do distrito de Aveiro e na parte sul da Área Metropolitana do Porto.

De acordo com o documento que circulou o condicionamento verificar-se-ia no período das 20:00 às 08:00 e dever-se-ia a “constrangimentos em recursos humanos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights