Estudo alerta para prevalência de casos de Hepatite B e C na Europa

6 de Novembro 2023

Segundo o estudo "Hepatitis B and C in Europe: an update from the Global Burden of Disease Study 2019", há uma elevada prevalência das hepatites B e C nos países europeus, com o registo de mais de 18 milhões de casos.

O artigo, publicado recentemente numa das principais revistas científicas a nível mundial, a The Lancet Public Health, e que contou com a participação do investigador português Nuno Taveira, pretende reforçar a urgência de intervenções coordenadas a nível europeu para atingir o objetivo de eliminação desta doença até 2030.

Em termos geográficos, a Europa Central e Oriental apresentaram taxas de mortalidade mais elevadas para a cirrose relacionada com o vírus da hepatite B e o cancro do fígado, enquanto a hepatite C apresentou uma maior prevalência e taxa de mortalidade por cancro do fígado na Europa Ocidental. Estes dados realçam a necessidade de melhorar os programas de rastreio e despistagem, e a importância dos programas de vacinação para prevenir a infeção por hepatite B e de acesso ao tratamento a preço acessível para as hepatites B e C.

Nuno Taveira, professor catedrático da Egas Moniz School of Health & Science, refere que “a investigação pretende oferecer uma visão crítica e exaustiva sobre a mortalidade, prevalência, incidência e anos de vida ajustados por incapacidade da hepatite aguda, cirrose e outras doenças crónicas do fígado. Embora tenham sido feitos alguns progressos na gestão destas infeções, persistem desafios significativos, incluindo o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, e é necessário priorizar os esforços de prevenção e controlo da doença”.

PR/NR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights