APDP realiza rastreios para familiares de utentes 

7 de Novembro 2023

 A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realiza no dia 14 de novembro, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, rastreios para avaliar o risco de diabetes tipo 2.

O diretor clínico da APDP, sublinhou, em comunicado, que “a diabetes é uma doença com vários fatores que podem combinar-se, potenciando a sua manifestação. Fatores ambientais ou hábitos alimentares influenciam o aparecimento da doença, mas a verdade é que os genes também têm um papel importante”.

Os especialistas da associação lembram que através de uma alimentação adequada, exercício físico regular e manutenção de um peso proporcional à altura, é possível atrasar ou evitar o aparecimento da doença, mesmo em pessoas com alto risco.

“É isto mesmo que pretendemos alcançar através destes rastreios. Identificar os familiares de pessoas já diagnosticadas e que possam estar em risco de virem a desenvolver diabetes. Desta forma, será possível atuar precocemente, evitando diagnósticos tardios e consequências mais graves. As famílias devem unir-se no combate à diabetes. Temos a porta aberta para todas as famílias que já vivem com diabetes e para aquelas que querem prevenir esta doença.”, afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.

Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, o impacto da doença aumentou 20%, em sete anos.

Em Portugal estima-se que mais de 1,3 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos vivam com diabetes.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights