Seguro Municipal de Saúde de Miranda do Douro ajuda a ultrapassar “contratempos” do SNS

9 de Novembro 2023

Joaquim Pinto de Almeida, de 79 anos, foi um dos primeiros munícipes de Miranda Douro a aderir ao Seguro Municipal de Saúde, serviço gratuito que lhe permite ter consultas de especialidade e ultrapassar “contratempos” do Serviço Nacional de Saúde.

O Seguro Municipal de Saúde, que entrou em vigor em 02 de outubro, foi criado pela Câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, com o objetivo de dar resposta gratuita aos munícipes quanto a cuidados de saúde, de uma forma complementar aos SNS, através de consultas de diversas especialidades e da realização de meios complementares de diagnóstico, com transporte assegurado.

Os primeiros 11 utentes deste seguro apresentaram-se na quarta-feira à tarde para uma consulta na qual foram orientados quanto aos cuidados médicos específicos de que necessitam. Desta forma, pretende-se ultrapassar alguns atrasos verificados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), evitando grandes esperas e distâncias que a população teria de percorrer até aos hospitais ou clínicas de referência.

“Trata-se de um boa iniciativa, porque o mais importante é ter cuidados médicos e evitar esperar horas e horas a fio para ser atendido num hospital. Por vezes esperamos muitas horas e depois verificamos que não temos consulta, porque não temos médicos. Tiramos a senha e já não há consulta, o que já me aconteceu várias vezes”, vincou Joaquim Pinto de Almeida.

O consultório onde os utentes são atendidos inicialmente por um médico de medicina geral e familiar está instalado na Junta de Freguesia de Miranda do Douro. Estas consultas acontecem duas vezes por semana e todo o processo é gratuito para os portadores do Cartão Municipal de Saúde.

Os utentes são depois transportados para uma clínica privada em Viseu, que fica a cerca de duas horas meia de viagem, onde terão as consultas de especialidade e acesso a exames complementares de diagnóstico.

Abílio Barril, de 81 anos, disse à Lusa que este seguro é um serviço benéfico, principalmente para pessoas com problemas de mobilidade.

“Agora vamos ver para crer como tudo isto funciona, e espero que resulte. As consultas de especialidade são sempre muito morosas e as deslocações são sempre um dos pontos mais complicados. Por vezes as pessoas vão a Espanha para ser mais rápido”, explicou o munícipe.

Maria Garcia, munícipe que também aderiu a este seguro, contou que, por vezes, é preciso esperar um ano por uma consulta de especialidade e acredita que a partir de agora todos estes constrangimentos sejam ultrapassados, e com mais comodidade.

O anúncio para a aquisição dos serviços de seguro de saúde “Cartão de Saúde Municipal – Miranda com Saúde” foi publicado em Diário da República (DR) em 30 de março, por um preço base de 300 mil euros, e foi adjudicado a uma empresa do ramo pelo valor de 690 mil euros, por dois anos.

A presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, explicou que, com a subscrição deste seguro de saúde, o município não se sobrepõe à oferta e obrigações que tem o SNS.

“Apesar de tudo isto, desejamos que o SNS não se aproveite deste seguro para que se ausente de cumprir a função para a qual está legitimado”, afirmou.

De acordo com a autarca social-democrata, os beneficiários do Cartão Municipal de Saúde encontram agora uma resposta de cuidados de saúde, complementar aos serviços de saúde públicos, gerida pelo município e com garantia de resposta para a realização de exames e consultas nas mais diversas especialidades médicas, com transporte.

Miranda do Douro é um concelho fronteiriço onde, por causa das distâncias às unidades de saúde e clínicas médicas nacionais, bem como dos tempos de espera, muitos são aqueles que se deslocam a clínicas situadas nas províncias de Zamora e Salamanca, em Espanha, para terem acesso a consultas de especialidade ou tratamentos médicos diferenciados.

O hospital mais perto de Miranda do Douro está em Bragança, a cerca de uma hora de viagem, feita por território espanhol via Alcanices, na esmagadora maioria dos casos. Mesmo os bombeiros recorrem a este percurso para transporte de doentes urgentes e não urgentes para serem observados no Hospital de Bragança.

Esta cidade do Planalto Mirandês tem apenas um centro de saúde aberto até às 22:00, de segunda a domingo.

Miranda do Douro é um concelho raiano com cerca de 6.466 habitantes espalhados por 487 quilómetros quadrados e 13 freguesias e uniões de freguesia, dados referentes a 2021.

Este seguro de saúde gratuito foi uma das promessas da campanha eleitoral da autarca em 2021.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights