Pulmonale sensibiliza a população para necessidade do rastreio do cancro do pulmão

10 de Novembro 2023

A Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale) promoveu, em Lisboa, uma ação de sensibilização para a  necessidade da implementação do rastreio do cancro do pulmão.

A associação reuniu cerca de 300 pessoas na Arena Pulmonale para disputarem 150 partidas de matraquilhos em representação da “equipa do rastreio”.

A iniciativa consistiu na disputa de uma partida de matraquilhos entre a equipa do rastreio e a equipa do cancro do pulmão.

A Pulmonale revelou que todos os visitantes foram convidados a tirar fotos no mural #EuQuerooRastreio, onde se podiam ler frases como “Obrigado por jogares na equipa do rastreio”, “Continua a apoiar esta causa” ou “Um dia, o rastreio do cancro do pulmão vai ser uma realidade em Portugal”, partilhando, de seguida, os resultados nas suas redes sociais.

Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale saudou o “sucesso desta ação”. “Tínhamos como objetivo chegar à população de forma impactante e os números falam por si: 300 jogadores em pouco mais de 4 horas e 150 partidas disputadas”, afirmou.

Com esta ação, a Pulmonale quis sensibilizar a população para a importância de se instituir um rastreio populacional.

“Quando comparado com outras neoplasias, o cancro do pulmão continua a apresentar uma taxa de sobrevivência muito baixa. Mais, a sobrevivência para estadios avançados é muito inferior à prevista quando a doença é detetada precocemente. É, por isso, fundamental que se aposte no rastreio, promovendo-se o diagnóstico precoce ,como forma de reduzir a mortalidade por cancro do pulmão”, concluiu Isabel Magalhães.

O cancro do pulmão é o cancro que mais mata no nosso país, a par do que acontece no resto da Europa.

Em 2020, foram diagnosticados 5415 portugueses com cancro do pulmão. No mesmo ano, morreram 4797 pessoas vítimas da doença, o equivalente a 15 diagnósticos e 13 mortes diários.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights