Estudo avalia efeitos do exercício físico na saúde das crianças

17 de Novembro 2023

Três escolas de São João da Madeira viram prolongado o projeto de monitorização médica que avalia os efeitos do exercício físico na saúde das crianças, revelou a autarquia, anunciando um aumento de 276 para 360 participantes no projeto.

Destinado a alunos do 1.º Ciclo e coordenado por médicos cardiologistas do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), o denominado ‘Primus Great’ teve para isso uma injeção de 20.000 euros por parte do PAOITI – Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção na zona sul da Área Metropolitana do Porto.

O presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, disse à Lusa que o objetivo do estudo é demonstrar como “a saúde beneficia da prática duradoura da atividade física, logo desde a infância”, e identificar, a partir dos melhores resultados, os fatores que facilitam ou dificultam essa qualidade de vida, para recomendar ajustes nas escolas e no agregado familiar.

Para isso, a autarquia do distrito de Aveiro definiu um programa de cinco horas semanais de exercício nas escolas, onde os professores verificarão, em cada criança abrangida pelo ‘Primus Great’, um conjunto de “importantes parâmetros antropométricos e de pressão arterial” previamente definidos pelos cardiologistas Carla Araújo e Rui Batista.

Os pais das crianças envolvidas também participam no estudo, mediante o preenchimento de questionários sobre as práticas alimentares do agregado, as suas rotinas de exercício, antecedentes clínicos familiares que possam ter influência nos resultados, etc.

Miguel Paiva, que preside ao conselho de administração do CHEDV, realça que a dupla vertente escola-casa confere “ainda mais valor científico” a este projeto de investigação, que assim, “além de envolver uma coorte muito bem definida e disponível por um longo período temporal, também abrange os agentes que, fora do recinto escolar, são os principais responsáveis pelas escolhas alimentares destas crianças”.

O ‘Primus Great’ tem financiamento garantido até 2025, podendo depois ser prolongada em moldes a definir por autarquia e centro hospitalar.

Durante o mês de novembro, as escolas EB1 de Fundo de Vila, das Fontaínhas e dos Ribeiros vão proceder à reavaliação física dos 276 alunos que participaram no projeto durante o ano letivo 2022/2023 e realizar a auscultação inicial das 84 crianças que farão parte do estudo em 2023/2024.

“É um trabalho minucioso, mas vai permitir reunir prova científica útil para diversas entidades, sobre a ligação entre a obesidade infantil e os indicadores económico-sociais familiares”, conclui Miguel Paiva, afirmando que “quem tem menos dinheiro pode nem sempre comer menos, mas come pior”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights