Meia centena de enfermeiros concentrados frente ao Ministério da Saúde

21 de Novembro 2023

Cerca de meia centena de enfermeiros estão concentrados em frente ao Ministério da Saúde para exigir a paridade da sua carreira com a carreira técnica superior da administração pública, acusando o Governo de falta de vontade política.

Por volta das 11:30, os manifestantes começaram a concentrar-se na Av. João Crisóstomo, em Lisboa, erguendo bandeiras vermelhas e azuis do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que convocou o protesto, e cartazes com palavras de ordem como “paridade sim, discriminação não”.

Através das faixas percebe-se que há “Enfermeiros em Luta contra a discriminação”, mas também por melhores “salários, progressão e igualdade”.

“Cansados de injustiças”, os enfermeiros exibem mensagens dizendo que “exigem avaliação do desempenho justo. Avaliação com quotas não”.

Sob o tema “Há Dinheiro, É Possível – Só Não Há Vontade”, o protesto conta com a participação de dezenas de pessoas que gritam palavras de ordem como “Enfermeiros valorizar, para o SNS avançar” ou “A injustiça persiste e o SEP não desiste”.

A apoiar a manifestação está uma delegação do PCP, liderada pelo presidente do partido, Paulo Raimundo.

O SEP esteve reunido há uma semana com responsáveis do Ministério da Saúde, mas no final do encontro acusou a tutela de “evidente ausência de vontade” para resolver os problemas.

Da reunião, diz o SEP, “saiu pouco mais do que uma mão cheia de nada, o Ministério da Saúde informou apenas que finalmente irão ser emitidas orientações para solucionar a injustiça que decorre da não contagem de pontos aos enfermeiros promovidos às categorias de enfermeiro especialista e chefe até 2010”.

Segundo o sindicato, o ministério continua indisponível para acordar soluções e resolver outros problemas que afetam os enfermeiros, como o fim dos vínculos precários e a paridade salarial entre a carreira de enfermagem e a carreira técnica superior da Administração Pública.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights