José Luís Carneiro quer aprofundar acordos com IPSS e Misericórdias na saúde

23 de Novembro 2023

O candidato à liderança do PS José Luís Carneiro defendeu um aprofundamento dos acordos do Estado com a União das Misericórdias Portuguesas e com as Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) no setor da saúde.

Este objetivo programático foi assumido pelo ministro da Administração Interna em entrevista à CNN/Portugal, durante a qual afirmou ter como prioridade para a área da saúde “responder às circunstâncias absolutamente exigentes no terreno”, nomeadamente em matéria de urgências, consultas e cirurgias.

“Tenho a vontade de assumir na minha moção de estratégia o estabelecimento de um acordo com a União das Misericórdias Portuguesas e com as IPSS, para que, em articulação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), possam contribuir para resolvermos aos cidadãos – na sua maioria idosos e por vezes sem retaguarda familiar – que se encontram internados nos hospitais e que têm falta de uma retaguarda familiar”, disse.

De acordo com o ex-secretário-geral adjunto do PS, a solução que propõe poderia permitir que cerca de 1.500 camas fossem disponibilizadas para o SNS.

José Luís Carneiro advogou, ainda, uma “contratualização da prestação de cuidados de saúde nessas mesmas instituições, quer em relação a cirurgias, quer em relação a consultas, quer em relação também às matérias relacionadas com o diagnóstico”.

Depois, defendeu a reforma que está em curso no SNS, assinalando que as medidas que estão em curso demoram tempo a produzir os seus resultados, designadamente no que respeita às unidades de saúde familiares do tipo B.

“Há também a implementação das unidades locais de saúde. Apenas conseguiremos resolver de uma forma sustentada o que se passa com a concentração de resposta nas urgências hospitalares se reforçarmos a capacidade dos centros de saúde, dos médicos de família e em rede. E de forma integrada articularmos esses esforços com os cuidados hospitalares”, sustentou, deixando neste ponto uma palavra de solidariedade ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e ao diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights