Pequim associa surto de infecções respiratórias a combinação de agentes patogénicos

24 de Novembro 2023

As autoridades de Pequim culparam esta sexta-feira “uma combinação de agentes patogénicos” pelo surto de infeções respiratórias que afeta a capital chinesa e que suscitou um pedido de informação pormenorizada pela Organização Mundial da Saúde.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) de Pequim afirmou que, entre a população em geral, os agentes patogénicos mais frequentemente detetados são o rinovírus, o vírus sincicial respiratório (VSR) e a gripe sazonal.

Entre as crianças, o adenovírus, o VSR e a gripe sazonal foram identificados como os mais comuns. Mais de 40 % dos doentes de todas as idades apresentam sintomas de gripe sazonal, principalmente da estirpe H3N2, detalhou o CDC.

A mesma fonte sublinhou a importância da vacinação, especialmente entre os idosos e pessoas com doenças subjacentes, e salientaram que as vacinas oferecem proteção contra a estirpe H3N2.

Apesar da queda nos casos de pneumonia por micoplasma e de uma baixa prevalência da variante XBB da covid-19, a principal estirpe do coronavírus que ainda circula na China, espera-se um aumento global do número de infeções, devido à presença de vários agentes patogénicos.

As autoridades da China apelaram na quinta-feira ao reforço dos cuidados primários e da coordenação entre hospitais para fazer face ao aumento dos casos de infeções respiratórias nas crianças, sobre os quais a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu recentemente à China informações pormenorizadas.

Segundo um funcionário da Comissão Nacional de Saúde citado pela agência de notícias oficial Xinhua, a agência emitiu várias medidas para “melhorar a capacidade de diagnóstico e tratamento de infeções respiratórias comuns nos centros de saúde comunitários e nos hospitais”, bem como para “facilitar a identificação e encaminhamento de casos graves”.

A OMS solicitou esta semana informações pormenorizadas sobre o recente aumento de casos de doenças respiratórias entre as crianças e emitiu recomendações preventivas para o país asiático.

A agência está a emitir estas recomendações depois de as autoridades de saúde chinesas terem reportado um aumento da incidência de doenças respiratórias no país, que atribuíram ao levantamento das medidas de prevenção contra a Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights