Oito casos de infeção em segunda central fruteira no Bombarral

18 de Junho 2020

Oito trabalhadores da central fruteira Primofrutas, no Bombarral, acusaram positivo à covid-19 depois de terem sido feitos testes aos 40 colaboradores da empresa, disse hoje o presidente deste município do distrito de Leiria.

Ricardo Fernandes afirmou à agência Lusa que, do total de cerca de 40 trabalhadores testados, oito acusaram positivo e estão em isolamento profilático.

Em comunicado, a autarquia explica que se tratam de trabalhadores migrantes, pertencentes a uma empresa de trabalho temporário, que se encontravam cedidos a esta central fruteira.

O primeiro caso de infeção surgido na central fruteira foi conhecido no dia 07.

Na central fruteira ‘O Melro’, no mesmo concelho, encontram-se 20 casos de infeção confirmados, depois de todos os 274 trabalhadores terem sido testados.

A central fruteira possui um total de 293 trabalhadores, mas 19 deles encontram-se ausentes da empresa, de baixa médica, explicou a responsável dos recursos humanos da empresa, Joana Torres.

Os primeiros casos de infeção “estão relacionados com o facto de haver trabalhadores a conviver sem máscara uns com os outros durante a hora de almoço”, explicou à Lusa a mesma fonte da empresa.

O surto “não está a pôr em causa o fornecimento” de frutas para o mercado externo e para três cadeias de hipermercados.

Desde o início da pandemia que, dentro da central fruteira ‘O Melro’, os trabalhadores usam máscara, desinfetam as mãos e o calçado com regularidade, no âmbito do plano de contingência, que aumentou para hora e meia o intervalo entre o fim do primeiro turno e o início do segundo para não haver cruzamento de trabalhadores.

A empresa dividiu também os trabalhadores por várias pausas para o almoço e lanche, para evitar a aglomeração de pessoas.

Desde que os primeiros casos de infeção surgiram, a central está a seguir todas as recomendações das autoridades de saúde, garantiu Joana Torres.

O concelho regista 29 casos de infeção confirmados, dos quais 23 estão ativos, cinco estão recuperados e um morreu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS do Oeste em processo de certificação pela ERAS

A Unidade Local de Saúde do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia Geral das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights