Comissão Europeia publica primeira lista sobre medicamentos críticos e escassez na UE

12 de Dezembro 2023

A Comissão Europeia publicou hoje a primeira lista da união de medicamentos críticos para fazer face à escassez nos 27, incluindo mais de 200 substâncias importantes para produzir fármacos.

Em comunicado, o vice-presidente da Comissão para a promoção do estilo de vida europeu considerou que a publicação desta lista é crucial e faz parte de uma abordagem “preventiva proativa” para assegurar o “acesso contínuo” a medicamentos dentro da União Europeia (UE).

“Isto é uma prova da nossa dedicação vertida na maneira como a Comissão Europeia está a fazer face à escassez de medicamentos na UE, assim como a proposta de reforma farmacêutica, solidificando o nosso empenho nesta causa”, acrescentou.

Já a comissária europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, considerou que “assegurar um abastecimento crítico é essencial para uma União Sanitária Europeia forte”.

O objetivo é tentar, tanto quanto possível, “evitar o risco de escassez”.

Contudo, o comunicado não dá conta da lista concreta, não aponta que medicamentos estão em falta, indisponíveis ou que precisam de ser produzidos/adquiridos para contrariar a escassez.

Também não é apresentada uma lista de escassez por Estado-membro.

Esta lista de medicamentos críticos vai ser revista anualmente e o executivo de Ursula von der Leyen vai utilizá-la para “analisar as vulnerabilidades” nas cadeias de distribuição de medicamentos críticos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights