Marcelo promulga diploma que aprova a carreira especial de técnico auxiliar de saúde

17 de Dezembro 2023

O Presidente da República promulgou este sábado o diploma do Governo que  aprova a carreira especial de técnico auxiliar de saúde. Profissionais do setor pedem mais

Em reação, a APTAS – Associação Profissional dos Técnicos Auxiliares de Saúde, que se tem vindo a bater há 16 anos por esta medida, congratula-se com esta decisão, ainda que sublinhe que o diploma do governo ficou aquém das expetativas deste grupo profissional, ainda que o objetivo principal foi alcançado.

Para o próximo Governo, a APTAS pede a retificação de alguns pontos do documento. Desde logo, que a carreira dos Técnicos Auxiliares de Saúde não pode ser considerada pelo grau de complexidade 1, como está na proposta do governo, mas sim do grau 2, “pois além do trabalho exigente que o é, exige conhecimentos quer teóricos como práticos complexos, e de extrema importância para a prática desta profissão”, explica.

Por outro lado, a APTAS defende que .a Carreira tem de estar enquadrada e fundada num pressuposto hierárquico, em que a sua representatividade seja assegurada por um Técnico Auxiliar de Saúde Coordenador. Só desta forma, dizem, os profissionais se sentirão representados ao mais alto nível nos conselhos de administração.

A Associação que representa os Técnicos Auxiliares de Saúde defende também que “a tabela de remuneração tem de justificar e valorizar a exigência da profissão, só assim poderemos fixar profissionais nesta tão nobre profissão”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Finalmente, a APTAS propõe que a profissão seja considerada como uma profissão de risco, desgaste rápido e insalubridade e que deve ser regulada por um código deontológico, “visto que trabalhamos com pessoas e até muitas vezes os dados pessoais e clínicos dos utentes / doentes”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights