ANTEM denuncia esperas por socorro superiores a uma hora

20 de Dezembro 2023

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) denunciou tempos de espera por socorro a utentes superiores a uma hora registados em várias zonas do país.

Em comunicado, a ANTEM refere quatro situações ocorridas na semana passada (quinta-feira): três na região do Algarve e uma em Setúbal.

A associação considera que estes casos “representam uma ínfima parte daquilo que é o normal”, em que a falta de meios deixou os doentes à espera durante mais de uma hora.

De acordo com a associação, no distrito de Setúbal, um homem de 84 anos com dificuldade respiratória e antecedentes de doença cardíaca ficou a aguardar desde as 15:24 até às 17:07 porque, durante esse período, não havia qualquer meio disponível.

Em Faro, Olhão e Quarteira, os meios estiveram, alegadamente, inoperacionais durante a tarde. Numa das situações relatada, um homem de 90 anos esteve à espera de socorro entre as 16:06 e as 17:35.

Noutra situação, uma mulher de 41 anos ficou à espera durante uma hora, sendo que o tempo de espera se aproximou de uma hora e meia no caso de outra mulher com 23 anos.

Segundo a ANTEM, as regiões do Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo são as mais afetadas pela “manifesta incapacidade do Instituto Nacional de Emergência Médica [INEM] em gerir eficazmente os meios ao seu dispor através do Sistema Integrado de Emergência Médica”.

A Lusa pediu ao INEM uma reação sobre os alegados atrasos no socorro denunciados pela ANTEM, mas não obteve resposta até ao momento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights