“A criação da mencionada associação visa o desenvolvimento da investigação clínica, enquadrada num ambiente de prestação de cuidados de saúde, e a promoção e produção de conhecimento no sentido de tornar os cuidados clínicos mais efetivos, melhorando a qualidade e a eficiência assistencial”, de acordo com a Portaria n.º 446/2023, de 21 de dezembro.
A associação, que resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho, através da Escola de Medicina e do seu Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, o Hospital de Braga e o Hospital CUF Porto, “tem vindo a desenvolver relevantes atividades no âmbito da ciência, proteção da saúde, prevenção e controlo da doença, atuando como centro académico clínico desde a sua criação. Neste contexto, aquando do exercício de avaliação dos Centros Académicos Clínicos existentes a nível nacional, foi objeto de avaliação por um painel de peritos internacionais, tendo sido um dos centros aprovados para financiamento”, esclarece a portaria.
Os centros académicos clínicos associam unidades prestadoras de cuidados de saúde, instituições de ensino superior e/ou instituições de investigação públicas ou privadas.
DR/HN/RA
0 Comments