Porto quer passar a atribuir distinção Ricardo Jorge “sempre que se justifique”

28 de Dezembro 2023

A cidade do Porto quer passar a atribuir a Distinção de Mérito Ricardo Jorge, entregue a personalidades, instituições e empresas que se destacaram no combate à covid-19, "sempre que se justifique", anunciou o presidente da câmara.

“Esta cerimónia é também um elogio ao país, e um elogio à solidariedade e à resiliência que os portugueses revelaram nesta adversidade”, disse Rui Moreira no seu discurso de atribuição das novas distinções, que decorreu hoje na Casa da Música.

Para Rui Moreira, “não teria sentido esta homenagem durante a pandemia”, nem fazer a cerimónia num “tempo de medo”, assinalando ainda que decorreu no terceiro aniversário da primeira aplicação de uma vacina contra a covid-19, ao infecciologista António Sarmento, do Hospital São João, no Porto.

No futuro, Rui Moreira anunciou que o município quer passar a atribuir a distinção Ricardo Jorge “sempre que se justifique”.

“Pretendemos, deste modo, reconhecer e valorizar pessoas, individuais e coletivas, que se distingam pelo altruísmo cívico, pelo espírito de missão, e pela capacidade de iniciativa em prol da comunidade e do bem comum”, justificou o autarca.

Entre os 63 homenageados na cerimónia de hoje, um dos que tomou a palavra foi o antigo coordenador da ‘task-force’ de vacinação contra a covid-19, almirante Gouveia e Melo, que além de saudar os profissionais de saúde e o comportamento dos portugueses, vincou o papel dos autarcas durante o processo de vacinação.

“Nós ‘franchisámos’ o processo aos autarcas. Os autarcas foram verdadeiramente os ‘franchisados’ deste processo de vacinação. Tomaram em mãos o processo e ajudaram imenso o Serviço Nacional de Saúde e o sistema de saúde a conseguir fazer o processo de vacinação”, destacou.

Entre os homenageados figuraram ainda, precisamente António Sarmento, a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em Portugal, e o médico António Araújo que, na altura da pandemia, presidia à Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Também Alexis Tam, que foi o elo de ligação entre o Porto e Shenzen (China) na importação de ventiladores daquele país para o hospital de São João, foi agraciado.

Os distinguidos receberam uma peça de design da autoria de Eduardo Aires, designer responsável pela identidade gráfica do Município do Porto.

O nome do prémio, Ricardo Jorge, é um tributo a um “grande médico” da cidade do Porto que combateu uma peste.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights